![](https://kiosquedaaviacao.pt/wp-content/uploads/2023/05/bannerloja.gif)
Na passada segunda-feira, 26 de junho, a torre de controlo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, autorizou a aterragem de um avião da Ryanair quando na pista ainda se encontrava um A321neo da SATA pronto para descolar.
Este incidente grave envolveu o B737-800 da Ryanair, com a matrícula EI-DLX e que estava a realizar o voo FR4585 entre Barcelona e o Porto, e o Airbus A321LR da SATA Azores Airlines, com a matrícula CS-TSI que preparava-se para descolar para realizar o voo S46473 entre o Porto e Porto Santo.
De referir que foi o piloto do Boeing 737 da Ryanair que alertou o controlador para a presença de um outro avião na pista, tendo descontinuado a aterragem e aterrado cerca de 15 minutos depois.
![](https://kiosquedaaviacao.pt/wp-content/uploads/2023/07/ry.jpg)
A NAV anunciou que “teve conhecimento imediato do incidente ocorrido, através do sistema de reporte de ocorrências, acrescentando ter informado o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF) e a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).
“A NAV Portugal procedeu à abertura de uma investigação interna deste incidente, estando neste momento a recolher os elementos necessários para a elaboração do seu relatório”, adianta a empresa responsável pela gestão do tráfego aéreo.
Num relatório final de investigação, divulgado em dezembro de 2022, o GPIAAF concluiu ter havido falhas graves no controlo de tráfego aéreo nos aeroportos do Porto e de Ponta Delgada, que autorizaram descolagens e aterragens quando ainda se encontravam viaturas a realizar inspeção ou manutenção da pista.
No caso do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, o incidente aconteceu na noite de 27 de abril de 2021, quando um Boeing 737-400, de carga, operado pela ASL Airlines Belgium, iniciou a descolagem, no momento em que um veículo ‘follow-me’, “devidamente autorizado a realizar a inspeção da pista, apercebeu-se de uma luz brilhante e questionou a torre sobre a presença de alguma aeronave a alinhar na pista”.
O GPIAAF fez cinco recomendações de segurança à NAV, “cobrindo os aspetos de implementação de sistemas de deteção de incursão de pista fiáveis e independentes da ação humana, revisão das políticas de efetiva supervisão dos controladores e respetivas prerrogativas dos operacionais, revisão de componentes do seu sistema de gestão de segurança e implementação do conceito de sala de controlo estéril”.
Após a divulgação do relatório do GPIAAF, a NAV revelou ter adotado “um conjunto de medidas internas” para “mitigar ao máximo o risco de repetição dos erros que causaram” os incidentes que se verificaram nos dois aeroportos nacionais.
![](https://kiosquedaaviacao.pt/wp-content/uploads/2023/12/screativeref-1011l190834.jpg)
![](https://kiosquedaaviacao.pt/wp-content/uploads/2019/01/logotipo.jpg)