Últimas Notícias:

Thomas Cook abre falência e prepara-se a maior operação de repatriamento da história britânica em tempos de paz

 

O presidente executivo da Thomas Cook disse “lamentar profundamente” que as negociações deste fim de semana, para tentar conseguir um pacote de resgate junto dos credores, não tenham sido bem-sucedidas. “É uma situação muito difícil e obviamente estamos com os clientes da Thomas Cook”, afirmou o primeiro-ministro

A Thomas Cook entrou esta segunda-feira em insolvência, afectando cerca de 600 mil passageiros e provocando a maior operação de repatriamento da história britânica em tempos de paz, descreve a agência de notícias Reuters.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, prometeu fazer regressar os viajantes britânicos e revelou que o Governo rejeitara um pedido da Thomas Cook para um resgate no valor de cerca de 150 milhões de libras (170 milhões de euros) porque aceitá-lo representaria um “risco moral”.

“É uma situação muito difícil e obviamente estamos com os clientes da Thomas Cook. Faremos o possível para levar de volta a casa os turistas que agora estão a passar por dificuldades”, disse a jornalistas no avião em que seguia com destino à Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Durante a noite de ontem, o Centro de Operações de Controlo da Thomas Cook Airlines UK, no Reino Unido, informou os pilotos, através de email, que tinham acabado de fazer a última aterragem ao serviço da companhia e que devem permanecer em casa até novas notícias.

A companhia diz estar empenhada junto com a Civil Authority Aviation (CAA), entidade britânica reguladora da aviação, no regresso de todos os tripulantes que ainda estão fora do Reino Unido, assegurando todas as suas despesas, desde transporte aéreo, hospedagens em hotéis e outras despesas que sejam da responsabilidade da empresa aérea.

Neste momento já existe movimento de alguns aviões contratados para iniciar o processo de repatriamento dos passageiros afectados.

Esta manhã um A380 da Malaysia Airlines já estava a caminho de Manchester. É expectável que a portuguesa Hifly seja também envolvida neste processo de repatriamento.

A Thomas Cook, a agência de viagens mais antiga do mundo, iniciou as suas operações, em 1841, com os caminhos de ferro e depois com os aviões.

A empresa foi fundada pelo empresário britânico Thomas Cook, que teve a visão de alugar um comboio para transportar um grupo de viajantes, tendo-se responsabilizado também pelas reservas dos hotéis e pelas deslocações durante a viagem. Assim nasceu o primeiro operador de viagens.