A Finnair anunciou que vai suspender os seus voos de Helsínquia para Tartu, na Estónia, até o final de maio, devido a interferências de GPS.
O aeroporto de Tartu atualmente apenas opera com um procedimento de chegada baseado em GPS, portanto as aeronaves não podem aterrar durante o período de interferência do GPS. Espera-se que o serviço seja retomado depois que o aeroporto implementar um procedimento de abordagem não GPS.
Esta situação acontece depois que milhares de voos de companhias aéreas comerciais na Europa tiveram os seus dados de GPS bloqueados, com suspeitas apontadas para a Rússia devido às tensões contínuas sobre o conflito na Ucrânia.
A região do Mar Báltico, apelidada de “Lago NATO”, foi particularmente afetada, com dezenas de milhares de voos a enfrentarem problemas de navegação desde agosto, levantando preocupações com a segurança.
Num incidente ocorrido no passado dia 26 de abril, um voo da Finnair de Helsínquia para a Estónia não conseguiu aterrar no aeroporto de Tartu devido a interferências de GPS. O voo AY1045 teve de regressar ao aeroporto de origem, uma vez que não conseguiu fazer a aproximação e aterrar.
Os especialistas observam que o bloqueio de GPS aumentou nos últimos tempos, impactando os procedimentos de tráfego aéreo em toda a região.
Apesar das suspeitas apontarem para a Rússia, ainda não foram estabelecidas provas concretas.