A 15 de junho de 1947 descolava, da ilha de São Miguel, o primeiro voo comercial da SATA rumo à ilha de Santa Maria, numa aeronave Beechcraft UC-45B Expeditor, pilotada pelo Comandante Marciano Veiga.
As ilhas de São Miguel e Santa Maria passavam a encontrar-se a 30 minutos de voo de distância, em alternativa às seis horas de transporte marítimo que as separavam, até então.
Foi o início da atividade operacional e comercial da SATA, que trouxe para o Arquipélago o conforto e mobilidade que o transporte aéreo oferece.
Decorridas sete décadas e meia sobre este dia histórico, a SATA Air Açores assegura ligações entre as nove ilhas dos Açores, num movimento aéreo constante que, para o ano de 2022, deverá contabilizar os 17.900 voos, com uma oferta média de 432 voos por semana, o que equivalerá a cerca de 74 voos por dia, nos meses de época alta. É um vai e vem constante, que torna os aviões da SATA Air Açores indissociáveis da paisagem aérea e da vida do Arquipélago.
Para celebrar com os passageiros este dia memorável, a companhia aérea preparou algumas surpresas, por entre as quais se destacam a partilha de um bolo comemorativo aos passageiros que desembarcam na primeira ligação a Santa Maria e, ainda (desta feita destinada a todos os passageiros que viajam nesse dia), o resgatar de uma antiga tradição da companhia aérea, que marcou muitos voos e gerações, e que consistia na oferta de um rebuçado a todos os passageiros. Era um gesto de cortesia, que permitia adoçar o palato, mas que tinha a virtude de atenuar o desconforto que a pressão em altitude pode provocar no ouvido de quem viaja.
Desta vez, a oferta servida pelos tripulantes a bordo, é acompanhada de um discurso que evoca a data e a tradição, e que aproveita para dirigir um agradecimento especial aos passageiros que, afinal, fizeram e fazem parte da já longa história da companhia aérea açoriana.