Últimas Notícias:

Ryanair disposta a ficar com os Boeing B737 MAX 10 da United


A Ryanair indicou que está disposta a aceitar qualquer B737 MAX que a United Airlines possa atrasar ou cancelar depois da companhia norte-americana ter criticado a Boeing, disse o presidente-executivo da Ryanair Holdings, Michael O’Leary, durante a reunião do Grupo para a apresentação dos resultados trimestrais.

“A Airbus está a tentar recomprar alguns dos slots de entrega de alguns dos seus A320neo para fornecer aeronaves à United, como resultado, poderíamos sair com uma carga de B737-10 porque seremos os primeiros a procurar MAX 10 adicionais para entrega em 2026 a 2027, se conseguirmos obtê-los”, ressaltou.

Ele acrescentou que os comentários da United não foram úteis e que ele confiava no CEO da Boeing, David Calhoun e na sua equipa, na sua capacidade de reverter a situação do fabricante norte-americano, especialmente depois de ver uma melhoria na qualidade nas últimas 12 entregas de aeronaves, que ocorreram em dezembro de 2023.

Os comentários foram feitos dias depois de a transportadora norte-americana ter criticado a Boeing e estar em negociações com a Airbus para um pedido de A32neo, motivado pela proibição dos voos com o B737 MAX 9 e pelos atrasos na certificação do MAX 10

O CEO da United, Scott Kirby, recentemente esteve em Toulouse para negociar com a Airbus um potencial acordo.

Para já a United não cancelou nenhum dos 277 MAX 10 que tem em ordem, mas retirou do seu planeamento interno, indicou Kirby numa entrevista recente.

Qualquer acordo entre a United e a Airbus dependeria da escassa disponibilidade do A321neo, que é a aeronave mais procurada na sua categoria, assim como do status do contrato da United com a Boeing, que deve ser objeto de intensas discussões.

Sinais de um potencial acordo com a Airbus levantaram “preocupação” na Boeing, disse uma fonte sênior do setor.

O CEO da Boeing Commercial Airplanes, Stan Deal, disse na sexta-feira: “Lamentamos profundamente a interrupção e a frustração significativa para os nossos clientes, alguns dos quais foram criticados publicamente e injustamente. Ouvimos do nosso regulador, que anunciou que não permitirá aumentos de produção do 737 MAX até que eles estejam satisfeitos por termos melhorado o nosso controle de qualidade. Nós temos esses problemas e vamos acertá-los.”

A Ryanair tem pedidos de 219 aeronaves, incluindo 150 B737-10 e sessenta e nove B737-8-200.