O site The Aviation Herald divulgou hoje que no passado dia 11 de outubro um Boeing 737-800 da Ryanair, com a matrícula EI-ENP, que estava a operar o voo FR-8179 entre Tenerife Sul, CI (Espanha) e Bruxelas Charleroi (Bélgica), estava a subir a cerca de 6000 pés fora da pista 07 de Tenerife quando a tripulação virou à direita para evitar um nuvem de cinzas, tendo posteriormente continuando a subida.
Sobre a Ilha de Gran Canaria, o avião voltou ao curso para o norte. Ao escalar o FL220, a tripulação interrompeu a subida e decidiu declarar emergência e regressar a Tenerife devido a problemas com os dois motores.
A aeronave entrou no FL120, a sul da Ilha de Fuerteventura e, posteriormente, aterrou em segurança na pista 07 de Tenerife Sul cerca de 2 horas após a descolagem.
Como é normal nestas situações os meios de emergência foram accionados e aguradam a chegada da aeronave.
Aparentemente, os dois motores ingeriram cinzas do vulcão Cumbre Vieja na Ilha de La Palma, cerca de 75 nm a noroeste do Aeroporto de Tenerife Sul.
Ash Cloud Advisory para 11 de outubro de 2021 à tarde (Gráficos: VAAC Volcanic Ash Advisory Center):