Últimas Notícias:

Riyadh Air é a nova companhia aérea da Arábia Saudita


A Arábia Saudita brevemente vai ter nos céus uma nova companhia aérea nacional, a Riyadh Air. A companhia foi fundada a 12 de março de 2023 e tem sede no Aeroporto Internacional King Khalid de Riyadh. A Riyadh Air espera crescer para atender mais de 100 destinos até 2030 e tornar-se a maior companhia aérea do Médio Oriente.

A nova companhia aérea vai operar voos regulares domésticos e internacionais para destinos diferentes no Médio Oriente, África, Ásia, Europa, América do Sul e América do Norte.

A frota anunciada consistirá em aeronaves Boeing 787, tendo a companhia um pedido para 39 unidades do modelo.

De acordo com a Agência de Imprensa Saudita (SPA), a Riyadh Air será uma empresa pertencente ao Fundo de Investimento Público (PIF) do país, tendo como presidente Yasir Al-Rumayyan, governador do PIF. Tony Douglas foi nomeado CEO, anteriomente CEO da companhia aérea Etihad Airways, com sede nos Emirados Árabes Unidos, de janeiro de 2018 a outubro de 2022.

A Riyadh Air está definida para ser uma ‘companhia aérea de classe mundial’ e espera-se que adicione US$ 20 bilhões ao crescimento do PIB não petrolífero e crie mais de 200.000 empregos diretos e indiretos.

A companhia aérea será então liderada por Tony Douglas, ex-CEO da Etihad Airways e diretor executivo da Abu Dhabi Airports Company, e diretor executivo do aeroporto Heathrow de Londres. Anunciado em 12 de março por Sua Alteza Real o príncipe herdeiro Mohammad bin Salman bin Abdulaziz, a Riyadh Air “alavancará a localização geográfica estratégica da Arábia Saudita entre os três continentes da Ásia, África e Europa, permitindo que Riad se torne uma porta de entrada para o mundo e um destino global para transporte, comércio e turismo.”

A intenção é fazer com que a companhia aérea e o Aeroporto de Riyadh cresçam para se tornarem grandes players no Oriente Médio, competindo com rivais como Emirates, Etihad, Qatar Airways e Turkish Airlines, e seus respectivos hubs.