O Ministro do Turismo da República Dominicana, David Collado, anunciou que está a trabalhar em conjunto com diferentes setores nos últimos detalhes antes da entrada em vigor das novas disposições e protocolos sanitários do Plano de Recuperação do Turismo Responsável, agora pronto para ser implementado a 15 de setembro.
Da mesma forma, o ministro afirmou que a entidade que dirige tem trabalhado em conjunto com o setor privado, autoridades de saúde e outros setores na identificação de hospitais localizados nos principais centros turísticos do país, verificando a disponibilidade de camas e condições, com o objetivo de confirmar a logística para a gestão de potenciais visitantes infectados ou com sintomas de COVID-19.
A partir da entrada em vigor do novo plano, os turistas que chegarem à República Dominicana não precisarão apresentar o teste negativo à Covid-19 realizado antes de entrar no país. Em vez disso, vão realizar testes aleatórios não invasivos, que usam a respiração para o diagnóstico.
Além disso, o visitante estrangeiro que entrar no país de 15 de setembro a 31 de dezembro de 2020, terá um plano de assistência ao viajante entregue no momento do check-in no hotel, que oferece cobertura contra possível contágio de COVID-19.
“O Plano de Recuperação do Turismo inclui medidas que nenhum país da região possui atualmente”, garantiu o ministro. Adicionalmente, o Ministério da Saúde Pública iniciará no dia 15 de setembro a publicação de um relatório sobre a situação de contágios e letalidade da COVID-19 especializada para centros turísticos, que neste momento apresentam uma situação muito controlada. É importante destacar que hoje o país mantém vários dos indicadores mais favoráveis de toda a região em relação à pandemia. Com essas medidas, o Ministério do Turismo reafirma o compromisso de garantir a segurança e a confiança dos turistas que se sentem atraídos pelas belezas e encantos que a República Dominicana oferece.