De acordo com as últimas informações, cerca de um terço da frota Boeing B787 Dreamliner da Norwegian Air Dreamliner está fora de serviço.
Seis dos modelos da Boeing estão estacionados no aeroporto de Prestwick devido a problemas com os motores Rolls-Royce Trent 1000:
- LN-LNA (B788)
- LN-LNB (B788)
- LN-LND (B788)
- LN-LNG (B788)
- LN-LNH (B788)
- SE-RXY (B789)
Para contornar a falta de aeronaves a Norwegian tem recorrido ao fretamento de aviões das portuguesas Hifly e Euroatlantic
A Rolls-Royce vai levar mais tempo do que estava inicialmente programado para resolver problemas com o seu motor Trent 1000.
Recentemente em comunicado, a Rolls-Royce indicou que acelerou a substituição de lâminas de turbina para alguns modelos, levando a remoções adicionais.
A empresa enfrenta 1,6 bilhões de libras em custos extras e interrupções como resultado do problema do motor devido à baixa durabilidade dos componentes.
Investigadores italianos descobriram que uma fractura da lâmina dentro da turbina de pressão intermédia do motor Rolls-Royce Trent 1000 num Boeing 787-8 Dreamliner da Norwegian causou a falha não contida do motor que forçou o avião a realizar uma aterragem de emergência no aeroporto de Roma-Fiumicino a 10 de agosto de 2019.