No início desta semana, um Airbus A380 da Qatar Airways levantou voo pela primeira vez em mais de 18 meses, levando a aeronave do Aeroporto Internacional de Doha (AID) para o Aeroporto Internacional de Hamad (AIH). Isto depois de a companhia aérea ter tomado, relutantemente, a decisão de colocar a frota de novo em funcionamento, devido à falta contínua de capacidade.
Prevê-se que pelo menos cinco dos 10 aviões A380 da companhia aérea voltem a estar de serviço numa base temporária durante as próximas semanas para apoiar na capacidade da frota nas
principais rotas de Inverno, incluindo Londres Heathrow (LHR) e Paris (CDG), a partir de 15 de dezembro de 2021.
A transportadora nacional do Estado do Qatar enfrenta, atualmente, limitações significativas à capacidade da sua frota em resultado da recente imobilização de 19 aeronaves da frota Airbus
A350, devido a uma condição de degradação acelerada da superfície com impacto na superfície da aeronave por baixo da pintura, conforme indicado pela Autoridade de Aviação Civil do Qatar (AACQ).
A companhia aérea também reintroduziu recentemente uma série de aviões da sua frota A330, na sequência de um aumento contínuo das exigências de capacidade decorrente do alívio das
restrições de viagem, bem como do próximo período de pico nas férias de Inverno, em que se prevê um regresso aos níveis pré-COVID.
O Chefe do Executivo do Grupo Qatar Airways, Sua Excelência o Sr. Akbar Al Baker, afirma: “A recente imobilização da frota de 19 aviões A350 da Qatar Airways deixou-nos sem alternativa a não
ser trazer temporariamente parte da nossa frota A380 de volta às principais rotas de Inverno.
Estas paragens devem-se a um problema recorrente relacionada com a degradação acelerada da superfície da fuselagem por baixo da pintura, que ainda não foi resolvido entre a Qatar Airways e o
fabricante, e cuja causa principal ainda não foi diagnosticada.
Esta decisão difícil reflete a gravidade do problema dos A350 e pretende ser uma medida de curto prazo para nos ajudar a equilibrar as nossas necessidades comerciais. Não significa uma
reintrodução permanente da nossa frota de A380, que pararam de circular em detrimento de aviões bimotores mais eficientes em termos de combustível no início da pandemia de COVID-19.
Um dos maiores trunfos da Qatar Airways é a nossa frota altamente flexível de diversas aeronaves. Isto significa que não estamos dependentes de um tipo específico de aeronave, e permite-nos
equilibrar as nossas necessidades comerciais com as nossas responsabilidades de manter uma frota ambientalmente sustentável em todos os momentos.
Olhando para o futuro, continuamos empenhados em encontrar soluções alternativas para apoiar a procura dos clientes e manter os mais altos níveis de sustentabilidade e experiência para os nossos passageiros.
Continuamos a apelar que a Airbus dê prioridade às suas investigações sobre a causa que estará na origem do problema que afeta as aeronaves A350, e a assegurar, logo que possível, uma solução
permanente para reparar os danos e corrigir a causa subjacente.”
A transportadora nacional do Estado do Qatar continua a reconstruir a sua rede, que atualmente conta com mais de 140 destinos. Com a adição de mais frequências aos principais hubs, a Qatar
Airways oferece aos passageiros uma conectividade inigualável, facilitando-lhes a ligação a um destino à sua escolha, sem entraves.