A Qatar Airways, anunciou hoje em comunicado, que aumentou as suas medidas de segurança a bordo para passageiros e tripulação. A companhia está a implementar várias mudanças, incluindo a introdução de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para a tripulação a bordo, assim como serviço modificado para reduzir interações entre passageiros e tripulação.
A tripulação de cabine vai utilizar os fatos EPI por cima dos seus uniformes, para além de óculos de proteção, luvas e máscara. A partir do dia 20 de Maio, todos os passageiros devem utilizar máscara e é recomendado que tragam as suas próprias, de forma a garantir maior conforto.
Para além disto, as refeições de Classe Executiva vão ser servidas em tabuleiro em vez da mesa, e um embrulho com talheres será oferecido aos passageiros em alternativa ao serviço de talheres individuais, de forma a reduzir os contactos. Em Classe Económica, todas as refeições e talheres são servidos selados, como habitual. Adicionalmente, garrafas de grandes dimensões de desinfetante para as mãos serão colocadas nos corredores e estarão disponíveis para a tripulação e passageiros. Todas as áreas sociais dentro do avião foram encerradas para providenciar distanciamento social.
Passageiros a voar em Classe Executiva podem aproveitar a privacidade da Qsuite e fechar totalmente as suas portas para criar um ambiente com maior distanciamento. Os passageiros podem também optar por ativar o sinal “Não Incomodar” na sua suite privada.
O Group Chief Executive do Qatar Airways Group, Sua Excelência Sr. Akbar Al Baker, disse: “Na Qatar Airways, introduzimos estas medidas de segurança adicionais nos nossos voos para garantir a saúde e bem-estar dos nossos passageiros e tripulação, e para limitar a propagação do coronavirus. Como companhia aérea, mantemos os mais altos padrões de segurança a bordo dos nossos voos para garantir que podemos transportar as pessoas para casa de forma segura, reforçando que a segurança é a nossa principal prioridade.”
Treino especializado, filtros de ar de última geração e procedimentos de desinfeção
A tripulação de cabine recebeu treino especializado sobre como minimizar as hipóteses de contrair ou espalhar a infecção, é controlada termicamente antes da partida dos voos e após a chegada dos mesmos, e é colocada em quarentena e testada se algum colega ou passageiro de um voo apresentar algum sintoma de infecção ou teste positivo para o vírus.
A Qatar Airways mantém os mais altos padrões de higiene, que incluem desinfeção regular da aeronave, uso de produtos de limpeza recomendados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e screening termal da tripulação.
Adicionalmente, os aviões da Qatar Airways têm os mais avançados sistemas de filtração de ar, equipados com filtros HEPA de tamanho industrial que remove 99.97% de contaminantes virais e bacteriais de ar re-
circulado, providenciando a proteção mais eficaz contra infeções. Todos os cobertores e lençóis da companhia são lavados, secados e passados a temperaturas letais para os micróbios, enquanto os headsets são removidos e rigorosamente limpos depois de cada voo. Estes itens são depois selados em pacotes individuais pelo staff, com luvas descartáveis.
A Qatar Aircraft Catering Company (QACC) foi a primeira organização no mundo a atingir, no ano passado, o certificado ISO22000:2018 do Bureau Veritas com acreditação UKAS, confirmando que o seu Sistema de Gestão de Segurança Alimentar cumpre os mais altos requisitos. Todos os utensílios de serviço de refeição são lavados com detergentes e enxaguados com água desmineralizada a temperaturas que matam bactérias patogénicas. Todo o equipamento é manuseado por staff utilizando luvas descartáveis, enquanto os talheres são individualmente re-empacotados.