A Qantas recebeu no passado dia 7 de novembro o seu novo Boeing 787-9 Dreamliner de matrícula VH-ZNJ que será responsável por entrar para a história (de novo) com o voo mais longo do mundo, como parte do Projeto Sunrise.
O novo modelo da frota foi baptizado de Longreach (“Longo Alcance”), o mesmo nome dos jumbos Boeings 747 da companhia que estão a fazer o seu phase-out, e marca o início das comemorações dos 100 anos da companhia.
De recordar que há menos de um mês a Qantas realizou o primeiro voo do projecto tendo ligado Nova Iorque a Sidney sem escalas, num voo de mais de 19 horas.
De salientar que apesar do modelo Boeing 787-9 estar a ser utilizados nos voos de testes do Projeto Sunrise, o modelo não tem capacidade de operar estes voos no futuro (os voos de testes são feitos com limite de passageiros e carga).
Delivered: Qantas 787-9 VH-ZNJ, celebrating 100 years of Qantas, left Everett this afternoon on a ferry flight to LAX as flight QF6027.
This 787 is named “Longreach” and will soon operate the 2nd Project Sunrise ultra-long haul research flight, from London to Sydney. pic.twitter.com/8FtAwuk7Rq— Jennifer Schuld (@JenSchuld) November 7, 2019
O Projeto Sunrise da Qantas tem como objectivo principal testar a viabilidade de uma operação regular de voos ultra-longos directos da costa leste australiana (saindo de Brisbane, Sidney e Melbourne) para Londres e Nova Iorque.
Para tornar essa operação uma realidade e uma vez que nenhuma aeronave comercial actual tem essa capacidade, a Qantas desafiou a Airbus e a Boeing a apresentarem um novo modelo que seja capaz de oferecer o alcance como a capacidade mínima de passageiros, a fim de tornar esta uma operação rentável.
Neste momento a Airbus trabalha no A350-1000ULR e a Boeing no 777X.