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Projecto desenvolvido pela NAV Portugal, foi reconhecido pelo terceiro ano consecutivo


 

O projecto Model of ATM Reality in Action (MARIA), desenvolvido pela NAV Portugal, foi reconhecido pelo terceiro ano consecutivo como «Melhor Prática» para sistemas de gestão de segurança no sector da aviação civil. O reconhecimento foi atribuído pela CANSO, associação que reúne mais de 85% dos prestadores de serviços de navegação aérea (ANSP).

Segundo a definição da CANSO, por «Melhor Prática» entende-se a «técnica ou metodologia que, por meio de experiência e investigação, provou levar ao resultado desejado de forma confiável» e de forma mais eficaz «do que qualquer outra técnica, tecnologia, método, etc…».

A distinção do MARIA foi conhecida na edição referente a 2020 do inquérito Standard of Excellence in Safety Management Systems (SoE in SMS Maturity Survey), levado a cabo pela CANSO e EUROCONTROL, iniciativa que visa reconhecer os melhores contributos para o desenvolvimento de uma cultura proactiva de segurança dentro da indústria da navegação aérea. O projecto da NAV Portugal foi distinguido em quatro áreas distintas: Safety Management Systems Documentation; Compliance with International Obligations; Safety Risk Management e Management of Change.

Em relação às duas primeiras áreas, a CANSO salientou o «compromisso da NAV Portugal de ir além da conformidade e operar de acordo com os mais altos padrões internacionais de segurança», destacando que as auditorias à empresa evidenciaram «que os trabalhadores estão bem cientes dos padrões de segurança internacionais e regionais», pontos onde o MARIA desempenha um papel determinante.

Na área de Safety Risk Management, a avaliação da CANSO e do Eurocontrol aponta que a NAV tem «processos maduros» implementados para a antecipação, identificação e reporte de perigos e ameaças, processos esses assentes «numa combinação de métodos preditivos, proactivos e reactivos» e parte integrante do Model of ATM Reality in Action.

O MARIA foi considerado igualmente uma «best practice» no que toca à gestão da mudança (Management of Change), dado permitir um diagnóstico rápido do impacto de qualquer mudança nos processos em toda a cadeia que é influenciada por essa mesma mudança — sendo esta uma avaliação essencial para a aprovação de qualquer alteração.

A disseminação e a crescente utilização do MARIA têm potenciado a cada ano as possibilidades e o alcance deste projeto, já que apesar de desenvolvido internamente pela NAV, o MARIA é enriquecido através da sua crescente utilização e das diferentes interações que vai recolhendo. Por esta razão, a CANSO considera que o projeto da NAV «está longe de ter atingido todo o seu potencial espera-se um maior desenvolvimento e adesão» nos próximos anos.

A distinção da CANSO vem premiar um projeto que representa um esforço continuado da NAV, reconhecendo com o grau de excelência o empenho da equipa que lidera o MARIA e todas as direções da NAV Portugal envolvidas no mesmo.

Além dos reconhecimentos e dos prémios que o MARIA tem recebido, este projeto tem registado bastante procura por parte de outros ANSP, estando a decorrer o projecto de fornecimento e suporte ao prestador búlgaro, BULATSA. O mais recente parceiro a contratar o fornecimento do MARIA foi o HungaroControl, existindo outros em negociações nesse sentido.

Em 2019, o Model of ATM Reality in Action foi reconhecido também pela CANSO como um dos oito projectos que naquele ano mais contribuíram para reduzir riscos associados à aviação.

Sobre o MARIA:

Criado de raiz pela NAV Portugal a partir de 2012, este projeto baseou-se inicialmente num conjunto de entrevistas e observações a responsáveis e utilizadores do sistema de gestão de tráfego aéreo, evoluindo gradualmente ao longo dos anos através da sua utilização. O MARIA tem como propósito a compilação e sistematização de informação sobre todo o sistema de gestão de tráfego aéreo, incluindo não só as funções sob direta responsabilidade da NAV como as dos elementos da comunidade com os quais um ANSP interage.

O modelo documenta as interdependências entre funções, fluxos de informação, recursos e procedimentos de diferentes áreas, além dos regulamentos nacionais ou internacionais aplicáveis.

O MARIA é hoje utilizado pela NAV Portugal para a antecipação e identificação de perigos, tornando as avaliações de segurança mais precisas e eficientes, descrevendo igualmente toda a arquitetura do sistema de gestão de tráfego aéreo e das unidades de controlo aéreo.