Um Boeing 757-200 da Fedex Federal Express, com a matrícula N977FD, que estava a realizar o voo FX-1376, esta quarta-feira 4 de outubro, entre Chattanooga, TN e Memphis, TN (EUA) com 3 tripulantes, interrompeu a subida aos 5.000 pés após ter sido detetado um problema que exigia uma nova verificação.
Cerca de 15 minutos depois, a tripulação indicou que precisava regressar a Chattanooga e de algum tempo para executar os check list, não tendo sido declarada nenhuma emergência.
Cinco minutos depois, a tripulação indicou que ainda precisava de tempo para abaixar os flaps, e depois estariam prontos para uma tentativa de aproximação.
Assim que foi iniciada a aproximação, a tripulação informou que estava a ter problemas com o controle de voo, mas que não era necessária assistência.
Durante a aproximação, a tripulação solicitou abortar a aproximação, informando que estava com uma indicação de equipamento inseguro. A tripulação posteriormente indicou que após a aterragem não conseguiria desocupar a pista, procederam à abertura do trem de aterragem e declararam emergência.
A tripulação posteriormente solicitou um low pass para o pessoal do aeroporto verificar se o trem de aterragem estava aberto e em posição.
Após a low pass, tanto o pessoal de terra quanto a torre relataram que não conseguiram ver o trem aberto.
Os serviços de emergência foram alertados para uma “aterragem sem trem de aterragem” no nível de alerta 3. A tripulação avisou que iriam parar na pista e evacuar, pois tinham cerca de uma hora de combustível restante.
A aeronave posicionou-se para uma aterragem sem trem na pista 20, tendo aterrado cerca de 85 minutos após a descolagem, mas ultrapassou o final da pista.
Após a aterragem as operações no aeroporto foram suspensas e felizmente não houve feridos.