Hoje o Embraer 190 CS-TPV, da TAP Express, que estava a realizar o voo entre a cidade do Porto e Zurich teve de solicitar o regresso ao aeroporto.
Segundo as informações disponíveis tratou-se de um problema eléctrico mas para já não existe uma confirmação oficial.
Devido à fraca visibilidade, os pilotos, optaram por divergir para o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, onde aterram às 10h40.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorros (CDOS) do Porto explicou à Lusa que o Aeroporto Sá Carneiro accionou hoje pelas 07:59 um “alerta nível 1 para uma aeronave com problemas elétricos” e que “pediu aterragem” na pista.
O avião acabou depois por ser desviado para ir aterrar no aeroporto de Lisboa por causa do “nevoeiro registado no Aeroporto Sá Carneiro”, acrescentou a mesma fonte.
Os meios mobilizados e “postos em prontidão foram 30 bombeiros de 11 corporações, com 11 veículos”, disse o CDOS do Porto, referindo que os mesmos meios foram “desmobilizados pelas 08:44”.
Em declarações à Lusa um funcionário da ANA – Aeroportos disse que “até pelo menos às 13:00 de hoje vai haver condicionamentos na aviação no Aeroporto Sá Carneiro devido ao nevoeiro” e que, devido às “alterações climáticas um voo da Easyjet, que devia ter aterrado pelas 08:30 no Sá Carneiro, foi desviado para o aeroporto em Santiago de Compostela”, no Norte de Espanha.