De acordo com o executivo Açoriano, serão publicados até final do ano os procedimentos para a alienação de 49% da Azores Airlines.
De recordar que em março, a secretaria regional dos Transportes do Governo dos Açores havia indicado que o procedimento de alienação de 49% da Azores Airlines seria lançado até ao final do primeiro semestre deste ano, mas tal prazo não se concretizou. O primeiro concurso para a privatização de 49% da empresa foi anulado em novembro do ano passado, após a divulgação de documentos que causaram um “sério dano ao grupo SATA e aos Açores”, anunciou, na altura, o Governo dos Açores. Numa nota enviada na mesma ocasião à imprensa, o executivo indicou ter dado “orientações ao conselho de administração do grupo SATA para anular” o concurso público de privatização de 49% do capital social da Azores Airlines “e preparar o lançamento de um novo concurso com o mesmo objetivo”.
Em causa estiveram notícias da RTP/Açores, citando documentos privados da comissão de inquérito do parlamento açoriano ao setor empresarial público, que indicavam não haver uma proposta formal apresentada pelos islandeses da Icelandair – única entidade qualificada para a segunda fase da alienação -, mas antes o intuito de abrir um período de negociações com a SATA.