A PrivatAir SA anunciou que vai iniciar imediatamente um processo de falência, decorrendo o mesmo sob a alçada dos tribunais suíços.
O Grupo PrivatAir SA é composto pela PrivatAir SA, na Suíça, e pela PrivatAir GmbH, na Alemanha, tendo sido fundado na Suíça em 1977.
A PrivatAir concentrava o seu negócio no aluguer de aviões de passageiros com configurações de Classe Executiva para companhias aéreas, actuando nomeadamente em nichos de mercado de transporte executivo e corporativo.
A empresa alugava aviões com configurações de Classe Executiva a companhias aéreas de grande dimensão, nomeadamente à Lufthansa e à British Airways.
Sectores ligados à aviação, davam conta há algumas semanas, que os serviços do Grupo em Portugal, estariam em processo de encerramento e que a empresa teria chegado a acordo com os funcionários nacionais para rescisão dos contratos de trabalho.
O grupo tem um total de 226 colaboradores, sendo que 65 tripulantes, entre pilotos e assistentes de bordo, estavam baseados no Médio Oriente, para assegurar os voos de transporte executivo no eixo Jedah-Riade, na Arábia Saudita, ao serviço das companhias nacionais Saudia Airlines e Saudia Aviation, com três aviões Airbus A319.
O Grupo PrivatAir chegou a ter aos seus comando António Menezes, antigo presidente do Grupo SATA e antigo administrador da Euroatlantic.