A Embraer anunciou que segue a campanha de testes da primeira aeronave KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP).
A empresa indica que atualmente, as atividades, realizadas na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo, concentram-se nos ensaios em voo com o objetivo de dar resposta aos requisitos específicos do Estado Português e que estão em certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).
Esta fase antecede à ida da aeronave para a Portugal, onde serão integrados os equipamentos padrão OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a serem certificados pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal e com o envolvimento da OGMA, subsidiária da Embraer em Portugal.
A Embraer sublinha que todas as atividades estão a ser acompanhadas pela FAP. As primeiras entregas para a FAP estão programadas para começar em 2023.
Como parte do processo de modernização das capacidades da FAP para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal, aumentando a prontidão para missões de interesse público, o Governo de Portugal assinou, em agosto de 2019, um contrato com a Embraer para aquisição de cinco aeronaves KC-390 Millennium.
O contrato contempla ainda suporte e serviços e um simulador de voo. A aeronave cumpre todos os requisitos da FAP, sendo capaz de realizar diversas missões civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios florestais, acrescentando capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, e reabastecimento em voo.
Portugal é o maior parceiro internacional do Programa KC-390 e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto económico positivo na criação de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos.