A Azul prepara-se para operar com equipamento A350.
Esta sexta-feira, 26 de agosto, alguns funcionários da companhia estiveram presentes na “entrega” do primeiro Airbus A350 da companhia aérea, que ocorreu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde a aeronave passou por uma manutenção geral e recebeu as cores da companhia.
De acordo com as informações a aeronave com o registo F-ZACG chegou hoje a Tarbes, na França, onde nos próximo dias deverá ser entregue de forma oficial à companhia aérea brasileira.
É expectável que a o Airbus A350 chegue ao Brasil nos primeiros dias do mês de setembro deste ano.
O novo avião irá receber o nome de batismo de “50 também é Azul”, e depois de nacionalizada deverá receber a matrícula PR-AOW.
A Azul tem planos de iniciar voos com o A350 nas rotas para os EUA e Europa a partir de dezembro.
Inicialmente divulgado em 2014, durante o projeto de expansão internacional da companhia, o modelo de longo alcance estava previsto para ser recebido alguns anos depois para ser operado junto aos Airbus A330-200. A previsão era que o primeiro A350 fosse entregue em 2017.
As unidades, que uma vez estiveram em pedido pela empresa brasileira, foram canceladas e repassados para uma companhia aérea chinesa do grupo HNA. No entanto, o grupo HNA, antes da pandemia, encontrava-se numa situação complicada e começou a reduzir o seu tamanho, incluindo a devolução dos A350, que hoje estão em Toulouse, sem pintura.
Desde a devolução, existem vários rumores da possibilidade da Azul receber os aviões, que ganharam força com o anúncio da rota entre Campinas e Nova Iorque. Mas com a crise do Coronavírus, não se falou mais no assunto. Além de ter vários A330 parados no Brasil, a Azul ainda tem um A330neo “Outubro Rosa” em França, a aguardar entrega.
De recordar que a TAP Air Portugal chegou a ter uma encomenda para o modelo mas acabou por ser cancelada.