Pequim inaugurou o Aeroporto Internacional Daxing, o maior aeroporto do mundo, que conta receber 72 milhões de passageiros por ano até 2025, estando previsto chegar aos 100 milhões de passageiros em 2040, de acordo com algumas previsões dos responsáveis.
O novo aeroporto está localizado a 45 quilómetros do centro de Pequim, no extremo sul da cidade, o novo aeroporto tem a forma de uma estrela do mar e conta com o maior terminal do mundo, numa área total de 700 mil metros quadrados, o equivalente a 97 campos de futebol, repartidos por cinco andares.
O aeroporto foi construído ao longo de cinco anos e dispõe de sete pistas, permitindo realizar cerca de 300 movimentos por hora, contando ainda 78 portas de embarque e uma extensa área comercial, resultando de um investimento superior a 13 mil milhões de dólares (cerca de 15 mil milhões de euros).
Para além do sua grandeza, em termos de áreas, o novo aeroporto distingue-se também pela tecnologia de ponta que utiliza, a exemplo do reconhecimento facial, num sistema omnipresente que dispensa a apresentação de cartões de identidade em todo o processo, desde o check-in ao embarque. Para facilitar a deslocação dos passageiros, foi também construída uma estação ferroviária subterrânea de alta velocidade
Numa fase inicial, a infraestrutura vai ter baseadas 16 companhias aéreas, a exemplo da British Airways, Finnair, American Airlines e Cathay Pacific, que já confirmaram a operação no novo aeroporto, oferecendo um total de 116 rotas, 15 das quais internacionais.
A inauguração do novo aeroporto decorreu na presença do presidente chinês, Xi Jinping.
Com a entrada em funcionamento do novo aeroporto, Pequim passa a contar com dois aeroportos internacionais, já que o Pequim Capital, que tinha já ultrapassado a sua capacidade, se vai manter em funcionamento.