A Air France-KLM anuciou hoje a sua programação para o próximo Inverno IATA.
Assim sendo, o Grupo indica que aumenta a sua oferta em 2,5% no inverno de 2019-20 (27 de outubro de 2019 a 28 de março de 2020) face à época de Inverno precedente e propõe 32 novas rotas. Este crescimento distribui-se da seguinte forma:
- +4% pela actividade na rede de passageiros de longo-curso;
- -2% pela natividade nas redes de passageiros de médio e pequeno-curso, e
- -1,9% pela actividade da Transavia.
De e para Portugal, o Grupo Air France-KLM apresenta uma oferta estável no Inverno 2019-20, face ao mesmo período do ano anterior, na sua capacidade em termos de frequências oferecidas.
Globalmente, com as suas companhias Air France, KLM e a low-cost Transavia, bem como o parceiro transatlântico joint-venture Delta Air Lines, o Grupo oferece este inverno 2019-20 mais de 290 voos semanais em 22 rotas de e para 4 aeroportos portugueses (Lisboa, Porto, Faro e Funchal).
A partir de Lisboa
- Amesterdão-Schiphol: 14 voos semanais com a KLM e 8 com a Transavia
- Paris-Charles de Gaulle: 4 voos diários com a Air France
- Eindhoven: 4 voos semanais com a Transavia
- Nova Iorque-JFK: 5 voos semanais com a Delta Air Lines
- Lyon: 4 voos semanais com a Transavia
- Nantes: 6 voos semanais com a Transavia
- Paris-Orly: 20 voos semanais com a Transavia
- Roterdão: 2 voos semanais com a Transavia
A partir de Porto
- Amesterdão-Schiphol: 7 voos semanais com a KLM e 7 com a Transavia
- Paris-Charles de Gaulle: 4 voos semanais com a Air France
- Lyon: 3 voos semanais com a Transavia
- Nantes: 4 voos semanais com a Transavia
- Paris-Orly: 30 voos semanais com a Transavia
A partir de Faro
- Amesterdão-Schiphol: 9 voos semanais com a Transavia
- Eindhoven: 4 voos semanais com a Transavia
- Nantes: 2 voos semanais com a Transavia
- Paris-Orly: 5 voos semanais com a Transavia
- Roterdão: 8 voos semanais com a Transavia
A partir do Funchal
- Amesterdão-Schiphol: 4 voos semanais com a Transavia
- Lyon: 1 voo semanal com a Transavia
- Nantes: 1 voo semanal com a Transavia
- Paris-Orly: 9 voos semanais com a Transavia
Fique a conhecer a restante operação do Grupo:
Longo-curso: + 4%
Na sua rede longo-curso, a oferta do Grupo Air France-KLM está a aumentar 4%, nomeadamente para as Américas e a Ásia com a Air France e para a Índia com a KLM.
O Grupo propõe 5 novas rotas e várias frequências adicionais face à época de inverno anterior:
- 1 nova rota a partir de Paris-Charles de Gaulle com a Air France para Quito (Equador)
- 4 novas rotas a partir de Amesterdão-Schiphol com a KLM: Boston (EUA), Las Vegas (EUA), Libéria (Costa Rica) e Bangalore (Índia).
- América do Norte
Nos Estados Unidos, a KLM propõe, pela primeira vez, voos durante o inverno: três voos semanais de Amesterdão para Boston em Airbus A330-300 (292 lugares) e três voos semanais para Las Vegas em Boeing 787-9 (294 lugares), em continuação da época de verão. A Air France vai ainda adicionar quatro voos semanais suplementares para Washington D.C. a partir de Paris-Charles de Gaulle (num total de 11 voos semanais).No Canadá, o Airbus A350-900 da Air France, que se juntou à frota em setembro passado, está a voar para Toronto durante todo o inverno. A companhia aumenta também o serviço para Montreal com um voo suplementar por semana, para um total de 14 voos semanais.
- América Central e do Sul e Caraíbas No México, a Air France está aumenta o serviço para Cancun com dois voos adicionais a partir de Paris (até sete frequências semanais), operados em Boeing 777-300ER (468 lugares).Na Costa Rica, a KLM inicia o serviço para Guanacaste, Libéria, com quatro voos semanais operados em Boeing 787-9 (294 lugares). Este destino é oferecido em continuação do serviço para San José.
No Equador, a Air France vai operar voos pela primeira vez no inverno para Quito com três voos semanais, em continuação do Verão de 2019. Esta rota é operada em Boeing 787-9 (276 lugares).
Na Colômbia, a KLM aumenta o número de voos de Amesterdão para Bogotá e Cartagena com um voo adicional, para um total de seis frequências semanais.
No Brasil, a KLM está a operar um voo adicional para Fortaleza, i.e., quatro voos semanais.
No Peru, a Air France aumenta em +55% a capacidade de lugares para Lima, graças a dois voos adicionais, para um total de cinco voos semanais.
No Chile, a Air France propõe três voos adicionais para Santiago do Chile, i.e., 10 vezes por semana.
No Suriname, a KLM está a adicionar um voo ao seu programa, para oferecer aos seus clientes cinco frequências semanais para Paramaribo.
Nas Caraíbas, a Air France aumenta o serviço para Saint Martin com um voo suplementar (agora, 6 por semana). Em complemento, a KLM retoma as operações de voos diretos para este destino com três voos semanais sem escalas. A oferta de lugares disponíveis para Curaçau também aumenta em 15%, graças a quatro voos adicionais propostos pela KLM (11 vezes por semana no total).
Em Guadalupe, de 16 a 29 de dezembro, a Air France propõe quatro voos semanais adicionais para Pointe-à-Pitre, para um total de 5.616 lugares.
Na Martinica, de 16 a 29 de dezembro, a Air France prossegue o aumento da sua oferta para as Antilhas Francesas, oferecendo seis voos adicionais para Fort-de-France, i.e., 17 voos semanais.
- Ásia e Médio Oriente Na Coreia do Sul, os clientes da Air France vão poder voar para Seul a partir de 9 de dezembro com o seu novo Airbus A350-900, a mais recente adição à frota da companhia aérea.No Japão, a Air France aumenta o número de serviços para Osaka e Tóquio-Haneda, com um voo adicional, i.e., respetivamente, seis e 14 voos semanais.
Na China, a KLM está a operar 11 voos semanais para Xangai, graças a um voo adicional.
Na Índia, a KLM voar para Bangalore pela primeira vez no inverno, três vezes por semana em Boeing 787-9. A KLM propõe ainda 2 voos adicionais para Bombaim/Mumbai (num total de 5 vezes por semana).
Nos Emirados Árabes Unidos, a Air France aumenta o número de voos para o Dubai, com dois voos suplementares, para um total de 12 frequências semanais em Boeing 777-300ER (296 lugares).
- África e Oceano Índico No Quénia, a Air France aumenta o serviço para Nairobi com dois voos adicionais (para um total de cinco voos semanais). Os clientes da KLM podem agora voar para esse destino em Boeing 787-10, em substituição do Boeing 747-400.Na Costa do Marfim, a Air France aumenta em +9% a capacidade de lugares para Abidjan, graças a cinco voos adicionais (para um total de 12 voos semanais). O destino é servido em Airbus A350-900, aparelho de última geração, até 8 de dezembro de 2019 e, subsequentemente, a partir de 10 de fevereiro de 2020, em continuação do serviço para Bamaco.
No Chade, a Air France aumenta o serviço para N’Djamena com um voo adicional, i.e., 4 voos semanais.
No Congo e na República Democrática do Congo, a Air France aumenta a frequência dos seus voos e oferece um voo diário para Brazzaville e um outro também diário para Kinshasa – respetivamente, com três e quatro voos adicionais.
Na Reunião, de 28 de outubro a 12 de janeiro, a Air France está a aumentar em +13% a capacidade de lugares para Saint-Denis com dois voos adicionais, i.e., 13 voos semanais no pico da estação de inverno.
Médio- e pequeno-curso: -2%
Num mercado altamente competitivo, a oferta no médio e no curto-curso caiu 2%. Neste contexto, o Grupo Air France-KLM optou por lançar inúmeras iniciativas para melhorar a sua oferta, adaptar-se à procura dos seus clientes, aprimorar a sua oferta em serviço para novos destinos e facilitar as conexões com a abertura de 10 novas rotas3, face à estação de inverno precedente.Ao longo de toda a época de inverno 2019-2020, a Air France-KLM oferece cinco novas rotas3:
– De Paris-Charles de Gaulle com a Air France: Belgrado (Sérvia), em continuação do verão de 2019
– De Paris-Orly com a Air France: Genebra (Suíça)
– De Amesterdão-Schiphol com a KLM: Nápoles (Itália) e Breslávia (Polónia), em continuação do verão de 2019.
– Das regiões francesas com a Air France HOP:
De Brest: Amesterdão-Schiphol (Holanda) em continuação do verão de 2019
No pico da estação de inverno, a Air France-KLM oferece cinco novas rotas:
– Das regiões francesas com a Air France HOP:
- De Nice: Biarritz, Brest e Caen (França)
- De Estrasburgo: Biarritz (França)
- De Metz: Pau (França)
Transavia: – 1,9%
A Transavia, companhia aérea low-cost do Grupo, está a adaptar-se à procura dos clientes durante o inverno e a consolidar a sua rede a partir de todas as suas bases em França (Orly, Lyon e Nantes) e Países Baixos (Amesterdão-Schiphol, Roterdão e Eindhoven) com 17 novas rotas3 face à época de inverno anterior.
- De Paris-Orly: Lanzarote (Espanha), Forteventura (Espanha) e Ouarzazate (Marrocos) pela primeira vez, além de Catânia (Sicília, Itália), Reiquejavique (Islândia), Nador (Marrocos), Palma de Maiorca (Espanha), Tessalonica (Grécia) e Tirana (Albânia), em continuação do verão de 2019.
- De Lyon: Beirute (Líbano).
- De Nantes: Genebra (Suíça) e Istambul (Turquia) pela primeira vez, além de Oran (Argélia) e Tunes (Tunísia) em continuação do verão de 2019.
- De Amesterdão-Schiphol: Amã (Jordânia), Reiquejavique (Islândia).
- De Roterdão: Tânger (Marrocos).