A Norwegian reabriu ontem, 1 de maio, a sua base no Aeroporto de Barcelona-El Prat (BCN).
Em 2020, a pandemia do COVID-19 e as dificuldades financeiras da transportadora forçaram a redução das suas operações e o encerramento da sua base em Barcelona. No entanto, a cidade manteve um dos escritórios administrativos da companhia aérea e algumas rotas de e para os seus principais mercados escandinavos.
A base terá dois aviões Boeing 737-800, sendo que o primeiro voo partiu esta segunda-feira às 8h00, com destino a Oslo. No total, a companhia ligará o aeroporto de El Prat a oito destinos em quatro países nórdicos como é o caso de Oslo, Bergen e Stavanger (Noruega); Copenhaga e Aalborg (Dinamarca); Estocolmo e Gotemburgo (Suécia) e Helsínquia (Finlândia).
Por enquanto, esta base de Barcelona vai ser sazonal, com dois Boeing 737-800 e 65 tripulantes ali baseados entre os meses de maio e outubro. Localização
A rede saindo de Barcelona abrange oito destinos em quatro países diferentes: Oslo, Bergen e Stavanger na Noruega, Copenhague e Aalborg na Dinamarca, Estocolmo e Gotemburgo na Suécia e Helsinque, na Finlândia.
Embora seja um sinal de recuperação da Norwegian, os volumes básicos ainda estão bem abaixo do pico pré-pandémico, quando a companhia aérea operou um total de cinco Boeing 737 e quatro B787 da capital catalã para uma série de destinos na Europa e no Norte da América.
A Norwegian passa a operar 49 rotas este verão em Espanha, incluindo as recentes oito rotas a partir de Barcelona. Estas partem de nove aeroportos, nomeadamente Alicante, Barcelona, Bilbau, Gran Canaria, Ibiza, Madrid, Málaga, Palma de Maiorca e Tenerife Sul, três dos quais são as bases operacionais da companhia (Alicante, Barcelona e Málaga).
Todas as rotas da Norwegian em Espanha têm como destino os países nórdicos, “tornando-a no principal operador entre os dois mercados, tanto em termos de volume de rotas como de oferta de lugares”, termina.