Últimas Notícias:

Neeleman pretende comprar a Avianca Brasil

 

O fundador da Azul Linhas Aéreas, David Neeleman, afirmou em entrevista ao jornal Valor Económico a sua intenção de adquirir a Avianca Brasil, que se encontra em recuperação judicial.

Neeleman afirmou que está a analisar esta possibilidade a curto prazo e que a compra seria feita com recursos próprios. O fundador da Morris Air, WestJet, JetBlue, Azul e que tem rações na TAP Air Portugal e na Aigle Azur, terá que convencer os irmãos Efromovich para comprar a companhia.

De recordar que os empresários disputaram a compra da TAP.

Segundo o diretor financeiro da Avianca Holdings, Gerardo Grajales, disse que “as duas companhias (Avianca Brasil e Azul) complementam-se no mercado brasileiro. Desde o início pensámos que o Brasil deveria ser incluído no nosso acordo, porém, nenhuma parceria seria feita se não tivesse um acordo de céus abertos (entre EUA e Brasil)”.

Actualmente as duas empresas possuem 32,37% de participação no mercado doméstico e 21,83% no internacional no acumulado de janeiro a outubro deste ano.

A Avianca Brasil e a Azul operam uma frota bastante homogénea, utilizando Airbus A320neo e A330-200ceo.

Apesar das companhias operarem modelos de negócios  distintos (a Azul foca-se mais em rotas exclusivas e operação com menor custo enquanto a Avianca concentra-se em ser uma companhia aérea tradicional e completa ao nível da Star Alliance), as duas têm sido as preferidas dos passageiros: a Avianca como um todo foi eleita a melhor companhia da América do Sul e a Azul a melhor do Brasil.

David Neeleman continua a aumentar o seu número de companhias aéreas. No próxima ano está programado o inicio das operações da Moxy, que irá contar com uma frota de Airbus A220.