Passado pouco mais de um ano, e apesar da pandemia que abalou vidas e organizações, a implementação do projeto «Model of ATM Reality In Action» (MARIA) da NAV Portugal na BULATSA foi concluído com sucesso. O trabalho conjunto entre os prestadores de serviços de navegação aérea (ANSP) português e búlgaro fez do MARIA uma realidade na BULATSA.
A colaboração entre os ANSP envolveu a formação, recolha de dados e a modelação do sistema usado pela BULATSA para fornecer serviços de Navegação Aérea e de Meteorologia tanto no Centro de Controlo de Área como na Torre de Controlo de Sófia.
Segundo Nikolay Sokolov, Diretor de Segurança e Qualidade da BULATSA: «O grande potencial do modelo será aproveitado para o processo de gestão de mudanças, aumentando o alcance da mudança e permitindo a identificação dos impactos que cada alteração tem tanto dentro do sistema funcional como fora do interface. O MARIA é muito apreciado na BULATSA, já que apresenta uma abordagem muito pragmática para o desenvolvimento da avaliação de segurança que acompanha as operações diárias.»
O Director da BULATSA elogiou ainda o «fantástico trabalho desenvolvido por Paula Santos e Paulo Monteiro» da NAV Portugal «em todas as vertentes do projecto, desde a recolha de dados e desenvolvimento do modelo, à Avaliação de Segurança, com a validação do MARIA localmente», considerando que «os seus conhecimentos, entusiasmo e adaptabilidade ajudaram enormemente a que fosse possível concluir a implementação de forma online devido às restrições de viagens estabelecidas.»
Paula Santos, responsável pelo projeto MARIA na NAV Portugal, destacou por seu turno que «o empenho e cooperação de Galina Lavrova e Marin Petrov e o apoio sempre presente de Nikolay Sokolov foram decisivos para o sucesso do projeto». Este foi um apoio particularmente fundamental, já que a proibição de viagens obrigou a que todo o trabalho fosse executado remotamente, o que dificultou significativamente a tarefa de recolha e validação de dados e modelação das unidades búlgaras.
«Foi um desafio que exigiu um maior esforço de comunicação e compreensão por parte de ambas as partes e muito bem superado. Além disso, o modelo MARIA também evoluiu: as questões levantadas pelos técnicos búlgaros levaram a alterações já identificadas e validadas e outras melhorias ao projecto. Pode-se dizer que se tratou de uma cooperação frutuosa», resumiu Paula Santos.
Criado de raiz pela NAV Portugal em 2012, o projeto MARIA visa compilar e sistematizar informação maioritariamente do sistema de controlo de tráfego aéreo, incluindo não só as funções pelas quais a NAV é diretamente responsável, mas também as da comunidade com a qual um ANSP interage.
O modelo documenta interdependências entre funções, fluxos de informação, recursos e procedimentos de diferentes áreas, juntamente com as regulamentações nacionais e internacionais aplicáveis, e baseou-se inicialmente numa série de entrevistas com gestores e utilizadores de sistemas de controlo de tráfego aéreo, complementadas pela observação de operações reais, e tem evoluído ao longo dos anos como resultado de seu uso.
O MARIA é utilizado pela NAV Portugal para a antecipação e identificação de riscos, de modo a tornar as avaliações de segurança mais precisas e eficientes, ao mesmo tempo descreve a totalidade da arquitetura do sistema de gestão do tráfego aéreo e suas unidades de controlo.