Depois do mau tempo ter condicionado as operações no Aeroporto da Madeira, esta segunda-feira, hoje foi a vez dos Açores serem atingidos pelo mau tempo.
Devido à passagem da depressão Óscar pelo arquipélago as operações aéreas nos Açores têm sido afetadas, em especial, a operação no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada.
O voo desta manhã da Azores Airlines, com destino a Ponta Delgada, proveniente de Boston (Estados Unidos da América), teve de divergir para Lisboa.
Um outro voo da Azores Airlines, proveniente de Toronto (Canadá) e que deveria ter aterrado às 06:40 em Ponta Delgada, teve de divergir para a ilha Terceira.
O voo proveniente do Funchal operado pelo A321LR CS-TSJ divergiu para a Terceira. Horas antes a aeronave tinha realizado o voo Nova Iorque – Funchal tendo sido a primeira aeronave a aterrar no Aeroporto do Funchal, depois de ter estado alguns minutos em holding.
Já o voo operado pela White Airways para a Azores Airlines, o S4121 teve de regressar a Lisboa.
O mau tempo está também a afetar as ligações aéreas da SATA Air Açores, que assegura os voos inter-ilhas, tendo originado “o cancelamento de algumas ligações esta manhã”.
A Ryanair cancelou toda a sua operação.
Devido à depressão Óscar , o IPMA emitiu aviso laranja, o segundo mais grave da escala, para as ilhas do grupo oriental, até às 12:00 de hoje, tendo em conta a precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada.
As ilhas de São Miguel e Santa Maria estão ainda sob aviso laranja, até às 12:00 de hoje, devido à previsão de vento, direção do quadrante norte.
Para o grupo central o IPMA emitiu avisos amarelos, até às 00:00 de quarta-feira, devido à chuva que poderá ser forte acompanhada de trovoada.
Foi ainda emitido aviso amarelo para aquelas cinco ilhas, tendo em conta o vento, direção de nordeste, entre as 09:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira.