A Lufthansa Technik, a divisão de manutenção de aeronaves da Lufthansa, anunciou que está a converter o maior avião de passageiros do mundo em cargueiro.
Esta conversão não irá envolver nenhuma instalação de porta de cargas, ou modificações mais pesadas, apenas uma adaptação de cabine para o transporte de carga.
Para já não é conhecido o cliente que solicitou a alteração de cabine.
“Nos últimos dias, recebemos um grande interesse de diferentes companhias aéreas em relação aos nossos serviços para a conversão de versão de passageiros para carga”, explicou Henning Jochmann, diretor sénior de manutenção de base de modificação de aeronaves da Lufthansa Technik.
A Airbus anunciou recentemente, também, que está a desenvolver uma modificação de cabine que permitirá às companhias aéreas instalar paletes de carga diretamente nos trilhos dos assentos da cabine, após a remoção dos assentos da classe económica.
Esta solução ajudará na continuidade dos negócios das próprias companhias aéreas e também irá aliviar a escassez global de capacidade de carga aérea de porão devido à paragem generalizada de aeronaves de longo curso no contexto da pandemia de COVID-19.
Esta solução, visa ajudar o setor a dar resposta à grande procura de voos humanitários para transportar grandes quantidades de equipamentos médicos e outros materiais rapidamente por grandes distâncias para onde são necessários.
Comparada com o carregamento de carga nos assentos, esta solução da Airbus facilita as operações de carregamento e descarregamento mais fáceis e rápidas, além de reduzir o uso e desgaste dos próprios assentos.
Outros benefícios importantes incluem a segurança adicional de proteção robusta contra incêndio e a capacidade de restrição de carga de 9g para impedir que qualquer objeto possa deslocar-se durante o voo.
A modificação é fornecida para os operadores como um Boletim de Serviço da Airbus (SB). Sob este acordo, a Airbus define o objetivo de trabalho de engenharia e também coordena o processo para obter a certificação única da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA).
Esta modificação inclui a remoção de assentos e IFE (entretenimento a bordo), instalação de paletes de carga e equipamentos de segurança associados – e também a reinstalação dos elementos originais da cabine de passageiros para voltar às operações dos passageiros.
Até agora, os especialistas em modificação de cabine da empresa receberam consultas de mais de 40 companhias aéreas. Mais de 15 projetos para diferentes tipos de aeronaves já estão em fase de implementação. Atualmente, a Lufthansa Technik está trabalhando arduamente para obter STCs para todos os tipos de aeronaves usuais em operação mundial, para que as companhias aéreas de todo o mundo possam converter rapidamente suas aeronaves de passageiros em cargueiros auxiliares.