Numa entrevista ao Diário do Nordeste, Aline Mafra, diretora de vendas e marketing da LATAM, afirmou que a companhia está a realizar vários estudos, para num futuro oferecer novas rotas transatlânticas.
Nesta entrevista a diretora indicou que a companhia quer estudar uma forma de viabilizar voos diretos entre Fortaleza e Lisboa.
Uma das formas será a operação com equipamento Airbus A321XLR, uma vez que a rota entre a cidade cearense e a capital portuguesa necessitar de aeronaves com menor capacidade do que as utilizadas atualmente pela companhia, como é o caso dos Boeing 777 e 787.
“Hoje, fazer nordeste Europa é um desafio para nós, porque nenhum dos dois lados é um grande hub Latam. Então a relação custo/faturamento é um desafio, e o widebody (avião de fuselagem larga), que é o que nós temos hoje possui operação cara. Assim, precisaríamos de uma narrowbody muito eficiente, como o A321 XLR que receberemos em alguns anos”, comentou Aline Mafra.
Com uma autonomia anunciada de 7.400 quilómetros o A321XLR permitirá a LATAM flexibilizar frequências em cidades já servidas e criar rotas de forma a dar resposta à procura com uma capacidade ajustada à necessidade.
Os Airbus A321XLR serão entregues a partir de 2025.