Em março, a KLM anunciou que iria retirar os seus sete modelos B7478-400 de passageiros que estavam na frota, motivado pela crise do coronavírus.
A companhia já tinha planeado a realização do phase-out do modelo, não nunca antes de 2021.
Devido a toda a situação que o mundo da aviação está a viver, a companhia decidiu antecipar os seus planos.
Neste momento estão em operação três B747-400 de passageiros:
PH-BFW
PH-BFT
PH-BFV
Os três modelos da companhia pertencente à divisão de Carga continuarão em operação para transportar materiais médicos relacionados à pandemia.
Como as taxas de transmissão na Holanda diminuíram, o mesmo ocorreu com a procura pelos aviões. “A procura do governo holandês por material médico está a diminuir a tal ponto que a KLM poderá fornecer transporte com capacidade regular novamente no futuro”, disse a KLM em comunicado.
A título de curiosidade, a KLM reativou em abril dois B747 Combi. Na altura a companhia anunciou que se juntou à Philips e ao governo holandês para criar uma ponte aérea de carga especial entre a Holanda e a China para o transporte de material médico essencial para o combate à pandemia de Covid-19.
Os B747 Combi permitem transportar passageiros e carga na cabine.
De recordar que a companhia tinha anunciado o phase-out dos Boeings 747 restantes da sua frota em abril de 2020, em vez de no verão de 2021.
Conheça um pouco do interior destes modelos num vídeo: