A KLM Royal Dutch Airlines comprometeu-se, por um período de 10 anos, com o desenvolvimento e a aquisição de 75.000 toneladas anuais de combustível de aviação sustentável. A KLM é a primeira companhia aérea do mundo a investir em combustível de aviação sustentável a esta escala. A SkyNRG, líder global em combustível aeronáutico sustentável (SAF), vai desenvolver a primeira fábrica dedicada da Europa à produção de SAF em Delfzijl (Holanda).
A unidade de produção vai especializar-se na produção de SAF, bioGPL (gás bio liquefeito do petróleo) e nafta, utilizando principalmente desperdícios regionais e fluxos de resíduos como matéria-prima. A fábrica vai ser a primeira do género no mundo. A sua construção, com abertura prevista em 2022, é um passo concreto para cumprir as ambições de sustentabilidade da KLM e contribuir para o plano mais amplo da indústria Smart and Sustainable. A SHV Energy, líder global na distribuição de GPL, vai igualmente investir nas instalações e comprar o bioGPL produzido.
O combustível de aviação sustentável é uma opção necessária de curto-prazo que a indústria da aviação comercial tem para reduzir as suas emissões de CO2 também no curto-prazo, além da renovação da frota e dos ganhos de eficiência operacional. No entanto, não há querosene sustentável suficiente a ser produzido atualmente. A nova unidade de produção é um projeto da SkyNRG, chamado DSL-01, e vai dedicar-se à produção de combustível aeronáutico sustentável. A partir de 2022, a fábrica produzirá anualmente 100.000 toneladas de SAF, além de 15.000 toneladas de bioGPL como subproduto. Isso significa uma redução de 270.000 toneladas de CO2 anuais para a indústria da aviação. Este é um importante passo para a indústria acomodar a necessidade de redução de emissão de carbono, por um lado, e a crescente procura por combustível de aviação sustentável, por outro.