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KLM e TU Delft anunciam que o primeiro voo do Flying-V foi bem sucedido

 

O modelo à escala do Flying-V, o avião do futuro com eficiência energética, voou pela primeira vez. Há um ano e meio, a TU Delft e a KLM anunciaram o início do projeto Flying-V na IATA 2019 e, após extensos testes em túnel de vento e em terra, estava finalmente pronto. O primeiro teste de voo bem-sucedido é já um facto.

No mês passado, uma equipa de investigadores, engenheiros e um piloto de drone da TU Delft viajou para uma base aérea na Alemanha para efetuar o primeiro voo de teste. “Estávamos muito curiosos acerca das especificidades de voo do Flying-V. O design encaixa-se na nossa iniciativa Fly Responsably, que representa tudo o que estamos a fazer e contamos fazer para melhorar a nossa sustentabilidade. Queremos um futuro sustentável para a aviação e a inovação faz parte disso. A KLM encontra-se há muitos anos entre as três companhias aéreas mais sustentáveis ​​do mundo no Dow Jones Sustainability Index. Queremos continuar a fazê-lo no futuro. Estamos, por isso, muito orgulhosos por tê-lo conseguido em conjunto e num período de tempo tão curto“, afirmou Pieter Elbers, presidente e CEO da KLM.

O Flying-V é um projeto de avião de longo curso de grande eficiência energética. O seu design integra a cabina de passageiros, o compartimento de carga e os tanques de combustível nas asas, criando um espetacular formato em V. Os cálculos de computador previram que a forma aerodinâmica aprimorada e o peso reduzido do avião vão poder reduzir o consumo de combustível em 20% face às mais avançadas aeronaves da atualidade.

Colaboração e inovação

A KLM apresentou o modelo à escala pela primeira vez no seu 100º aniversário em outubro de 2019. Vários parceiros estão agora envolvidos no projeto, incluindo o fabricante Airbus. Segundo acrescenta Elbers, “Não é possível tornarmos o setor de aviação mais sustentável sozinhos. Temos de fazê-lo juntos. Colaborar com parceiros e partilhar o conhecimento leva-nos mais longe. É por isso que continuaremos a desenvolver o conceito do Flying-V com todos os parceiros. O próximo passo será pô-lo a voar com combustível sustentável”.