Últimas Notícias:

Japan Airlines e ANA cancelam voos de passageiros para a Europa


 

A Japan Airlines Co. e a ANA Holdings Inc. anunciaram que cancelaram todos os voos de passageiros de e para a Europa, a partir desta a quinta-feira, indicando preocupações de segurança após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

As companhias aéreas, que normalmente usam o espaço aéreo russo para os seus voos na Europa, juntam-se assim a um número crescente de companhias que cancelaram ou redirecionaram os voos entre a Europa e o norte da Ásia após a crise.

“Estamos a acompanhar continuamente a situação, mas dada a situação atual na Ucrânia e os diferentes riscos, decidimos cancelar os voos”, disse um porta-voz da JAL.

O site da ANA Cargo indica que a suspensão dos voos deve-se à “alta possibilidade das suas operações não conseguirem sobrevoar a Rússia devido à atual situação da Ucrânia”.

As companhias aéreas da União Europeia e do Canadá foram banidas do espaço aéreo russo em resposta às restrições às companhias aéreas russas, mas o Japão não fez um anúncio semelhante até o momento.

A ANA e a JAL operam cerca de 60 voos por semana através do espaço aéreo russo entre Tóquio e Londres, Paris, Frankfurt e Helsínquia.

A Finnair, que inicialmente tinha cancelado os seus voos para Tóquio depois de perder o acesso ao espaço aéreo russo, disse esta quarta-feira que retomaria quatro voos semanais Helsínquia-Tóquio com uma nova rota e um tempo de voo de 13 horas, acima das 9,5 horas anteriores.

A ANA indicou também que irá cancelar oito voos de e para Londres, Paris e Frankfurt na sexta-feira.

Um voo Tóquio-Bruxelas que deve levar vacinas será feito pela Ásia Central.