A Airbus foi escolhida para equipar a frota da ITA – Italia Trasporto Aereo, com a companhia aérea de bandeira italiana a concordar comprar 28 aeronaves e arrendar outras.
Segundo as primeiras informações a companhia vai comprar 10 unidades A330neo, 11 A320neo e 7 unidades A220-300.
A entrega dos aviões começará no primeiro trimestre de 2022. A ITA também assinou um contrato com a Air Lease Corporation para arrendar 31 aeronaves Airbus de vários tipos, podendo estar incluídas treze unidades Airbus A350-900.
No total serão arrendados 56 aviões Airbus ao longo do plano de negócios.
De referir que a Alitalia anunciou que no âmbito do procedimento de venda da sucursal de aviação da Alitalia – Società Aerea Italiana S.p.A. em administração extraordinária à sociedade aberta Italia Trasporto Aereo SpA, o Ministério do Desenvolvimento Económico autorizou a Alitalia a encerrar a venda de bilhetes e, consequentemente, prever o encerramento das suas operações, a partir de 15 de outubro de 2021, data prevista para o início das operações da nova transportadora de bandeira.
A ITA – Italia Transporto Aereo recebeu no dia 18 de agosto o seu certificado de operador aéreo, tendo anunciado no mesmo dia a sua marca.
A ITA recebeu da Ente Nazionale Aviazione Civile (ENAC) o Certificado de Operador Aéreo juntamente com a Licença de Voo para voar no espaço aéreo italiano. Depois de longos meses de trabalho do Governo Italiano juntamente com a União Europeia para tentar reestruturar e salvar a antiga Alitalia.
Uma parte dos funcionários deverá ser integrado na nova empresa.
A Italia Transporto Aereo já recebeu também as suas primeiras aeronaves, trata-se do Airbus A330 com a matrícula EI-EJN, que voou para a Alitalia até meados de junho e de um A320, tendo sido ambos utilizados para os voos de certificação.
Segundo os planos para a companhia, a frota inicial deve contemplar 52 aeronaves, sendo 7 aeronaves destinadas a voos de longo curso. Nos próximos anos a frota deverá aumentar gradualmente podendo chegar às 100 aeronaves em 2025.
A ITA mantém nos aeroportos de Roma Fiumicino e de Milão Linate os seus principais hubs, onde planeia ter voos para 45 destinos e subir para 74 até 2025, incluindo voos intercontinentais para Nova Iorque, Boston, Miami, Washington e Los Angeles, no EUA, Tóquio, no Japão, e ainda São Paulo, Brasil, e Buenos Aires, Argentina.