O Corriere della Sera indicou que Itália prepara-se para dar início às negociações exclusivas da venda da ITA Airways com um grupo de investidores composto pela Air France – KLM, a Delta Air Lines Inc. e a Certares Management, um fundo especializado em investimentos de turismo e viagens.
De acordo com as informações a proposta apresentada por este consórcio foi considerada superior às ofertas da gigante dos cruzeiros MSC e do grupo Lufthansa AG.
Num comunicado de imprensa divulgado esta quarta-feira, 31 de agosto, pelo Ministério das Finanças italiano, lê-se que as negociações exclusivas com este consórcio apenas serão assinadas se “o resultado for inteiramente satisfatório para o acionista público.”
O procedimento regulado para transferir o controlo da ITA teve início em fevereiro de 2022. Os termos da oferta em cima da mesa preveem que o governo mantenha cerca de 40 por cento das ações da empresa, dois dos cinco lugares no conselho administrativo e algum poder de veto sobre as nomeações em cargos de direção.