A TAP vai realizar hoje o voo para repatriar os portugueses que se encontram em Chipre para Portugal.
O voo vai ser operado com o Airbus A330-200 CS-TOO. O voo entre o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa e o Aeroporto Internacional de Lárnaca, no Chipre, será o TP9480 e o voo de regresso será o TP9481.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português adiantou que cerca de 190 portugueses manifestaram intenção de deixar Israel e estão preparados para utilizar os voos de repatriamento organizados pelo Governo através de um avião da Força Aérea Portuguesa (FAP).
Os voos de repatriamento estão a decorrer entre Telavive e Chipre (Larnaca), através da aeronave C-130H da Esquadra 501 – “Bisontes”.
Posteriormente, o voo da TAP, fretado pelo Estado português, trará estes cidadãos desde o Chipre até Lisboa.
Esta operação de repatriamento foi operacionalizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e pelo Ministério da Defesa Nacional, tinha explicado o MNE anteriormente em comunicado, onde apontava inicialmente para 150 portugueses preparados para saírem de Israel.
O ministro referiu também que há registo de 3.000 portugueses em Israel, sendo que “a grande maioria vive lá, tem dupla nacionalidade e não tem manifestado interesse” em viajar para Portugal.
O grupo islâmico Hamas lançou no sábado um ataque surpresa contra o território israelita, sob o nome de operação “Tempestade al-Aqsa”, com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.
Em resposta ao ataque surpresa, Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação que batizou como “Espadas de Ferro”.
O conflito armado já causou centenas de mortos de ambos os lados e milhares de feridos.