Últimas Notícias:

Interessados na Azores Airlines: consórcio EuroAtlantic Airways e White Airways e o consórcio que inclui a Newtour e a Bestfly


 

A Atlantic Consortium e New Tour Azores vão poder melhorar o valor das propostas pela Azores Airlines nos próximos cinco dias úteis, uma vez, que apresentaram propostas com o mesmo preço.

O concurso da privatização da Azores Airlines foi suspenso por forma aos interessados poderem apresentar novos valores.

DE acordo com a SATA Holdings, como as duas únicas propostas recebidas apresentaram o mesmo preço de aquisição-  de 6,5 euros por ação-  o caderno de encargos dita que o concurso público deve ser suspenso “por forma a que os concorrentes possam melhorar o preço por ação apresentado, o que deverá ocorrer nos próximos cinco dias úteis seguinte ao ato público de abertura das propostas”.

O aumento dos valores oferecidos não é obrigatório, mas será um passo natural do processo para os concorrentes se manterem na corrida. Mas caso optem por não aumentar os valores, serão tidos em conta os outros critérios para escolher o vencedor do concurso.

O Atlantic Consortium, é constituído pelas companhias aéreas portuguesas euroAtlantic Airways e a White Airways e as empresas Vesuvius Wings, Old North Ventures (consultora sediada nos Açores) e a Consolidador ( plataforma portuguesa para a emissão de passagens aéreas).

Já o consórcio da New Tour, grupo português de viagens e turismo, faz parte também a Ms Aviation.

De referir que recentemente a Newtour e a Bestfly anunciaram a aquisição conjunta da MS Aviation, empresa austríaca de gestão de aeronaves privadas.

A MS Aviation disponibiliza soluções transversais de gestão de ativos de aviação privada, desde apoio técnico e resolução de problemas operacionais a otimização financeira para proprietários de jatos executivos.

À data e segundo Tiago Raiano, CEO da Newtour, esta aquisição “é um passo importante na estratégia de expansão e diversificação” do portefólio do grupo, para apontar que, além das suas operações em Portugal Continental, nos Açores e em Cabo Verde, a entrada na MS Aviation “permitir-nos-á estabelecer um novo ponto de contacto na Europa e fortalecer a abrangência das nossas áreas de negócio com a integração de serviços de gestão de aeronaves privadas”.

Este investimento, conforme referiu ainda o gestor, permite, também, “consolidar a parceria que a Newtour tem vindo a desenvolver com a Bestfly, empresa de aviação de origem angolana que tem estado a atuar em Cabo Verde, um dos principais destinos programados, a partir de Portugal, pela Soltrópico, operador turístico que integra o grupo português de viagens e turismo.

“Estamos, de momento, a avaliar a inclusão de vários tipos de aeronaves comerciais na nossa expertise em aviação comercial.  O apoio das equipas da Newtour e da Bestfly é um passo adicional para reforçar as capacidades da MS Aviation”, afirma Michael Mayer, Accountable Manager da empresa gestão de aeronaves privadas, para esclarecer que “temos uma experiência sólida no que respeita aos jatos executivos Gulfstream, Bombardier e Dassault, pelo que esta é mais uma área de eficiência que será acrescentada às operações da Newtour e da Bestfly na Europa.”

Refira-se que o grupo Newtour, com mais de 30 anos de experiência em Portugal Continental, na Região Autónoma dos Açores e em Cabo Verde, abrange marcas com a Bestravel (grupo de franchising das agências de viagens), a GEA (grupo de gestão de agências de viagens), a Soltrópico (operador turístico), a Picos de Aventura (empresa de animação turística) e a Turangra (operador turístico especializado no destino Açores).

A atual frota do grupo é constituída por 27 aeronaves, incluindo jatos executivos Bombardier, Falcon, Gulfstream, Hawker e Cessna Citation, turboélices Beechraft Kingair, helicópteros Leonardo e Bell, jatos comerciais Embraer e aviões turboélice ATR72.

O processo de privatização da Azores Airlines foi lançado a 24 de março deste ano e tem como objetivo a alienação de, no mínimo, 51% e, no máximo, 85% do capital.  O concurso foi aberto nesse mês, com um período de 90 dias para a apresentação de propostas, até 20 de junho. Mas o prazo acabou por ser prorrogado até hoje, 31 de julho, na sequência de vários pedidos de possíveis interessados.