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Cancelamento de voos: Aeronaves que poderão ser afetadas pela rede 5G nos EUA


A instalação da rede 5G está a obrigar a companhias aéreas a cancelar voos por precaução entre elas: a Emirates, Air India, British Airways, Japan Airlines, All Nippon Airways, etc.

O principal motivo alegado pelas companhia é o facto da rede 5G poder afectar os altímetros de rádio nas aeronaves usadas nessas rotas.

Embora outros tipos de aeronaves possuam baixo risco, parece que o Boeing 777 está em maior risco de interferência.

Além do Boeing 777, os Boeing 747-8 também poderão ser afetados pelo novo serviço 5G. Num comunicado emitido pela Administração Federal de Aviação dos EUA, a agência disse: “A FAA continuará a garantir que os passageiros que viajam estejam seguros à medida que as empresas instalam o 5G. A FAA continua a trabalhar com a indústria da aviação e empresas para tentar limitar atrasos e cancelamentos de voos relacionados ao 5G.”

A Emirates já anunciou o cancelamento a partir de 19 de janeiro, dos voos para: BOS, DFW, EWR, IAH, MCO , MIA, ORD, SEA e SFO. Os passageiros só podem ser aceites para viajar se tiverem uma reserva confirmada para JFK, IAD ou LAX.

Também os executivos das principais companhias aéreas de passageiros e carga dos EUA alertaram para uma crise de aviação “catastrófica” esta semana, à medida que a AT&T (T.N) e a Verizon (VZ.N) instalam os novos serviços 5G.

Os responsáveis alegam que o novo serviço 5G de banda C, pode inutilizar um número significativo de aeronaves, causando caos nos voos dos EUA e potencialmente deixando dezenas de milhares de americanos no exterior.

 

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) alertou que a nova tecnologia 5G pode interferir em instrumentos como altímetros, que medem a distância a que um avião está a voar acima do solo.

Os altímetros operam na faixa de 4,2-4,4 GHz e a preocupação é que as frequências leiloadas fiquem muito próximas dessa faixa.

Além da altitude, as leituras do altímetro também são usadas para facilitar as aterragens automática e ajudar a detectar correntes perigosas do vento, wind shear.

O CEO da United Airlines, Scott Kirby, disse no mês passado que as diretrizes 5G da FAA proibiriam o uso de altímetros de rádio em cerca de 40 dos maiores aeroportos dos EUA. As companhias aéreas dos EUA alertaram que as diretrizes podem interromper até 4% dos voos diários. Kirby disse que, se não for resolvido, isso pode significar que, nos principais aeroportos dos EUA, em caso de mau tempo, cobertura de nuvens ou até mesmo nevoeiro denso, “as tripulações só poderia fazer aproximações visuais essencialmente”.

As empresas de telecomunicações, a Verizon e a AT&T argumentam que o 5G de banda C foi instalado em cerca de 40 outros países sem problemas de interferência na aviação. As empresas concordaram em zonas de amortecimento em torno de 50 aeroportos nos Estados Unidos, semelhantes aos usados ​​na França, por seis meses para reduzir os riscos de interferência.