A Indra, uma das principais empresas de tecnologia e consultoria, equipará os 20 novos aviões Eurofighter do programa Halcón, que substituirão os F18 na base aérea de Gando, nas Ilhas Canárias, com o radar eletrónico ESCAN de varrimento eletrónico e o DASS (Electronic Defence System), um dos mais avançados sistemas de aviónica e de sensórica do mundo, que garantirão a superioridade da aeronave nas próximas décadas. As atividades de produção custarão mais de 80 milhões de euros.
A Indra renovou, também, o seu contrato de manutenção da frota existente, o que representa receitas na ordem dos 100 milhões de euros, a uma taxa de 20 milhões de euros por ano, durante cinco anos.
Ignacio Mataix, CEO da Indra refere que “a Indra é o segundo fornecedor de sistemas de aviónica para o Eurofighter e a única empresa europeia que irá participar nas diferentes versões de radar que o Eurofighter irá transportar no futuro, o que lhe garante um conhecimento profundo de uma tecnologia chave no mundo da Defesa. Estes factos estão diretamente relacionados com o nosso empenho no desenvolvimento contínuo das tecnologias mais avançadas e na digitalização dos sistemas de defesa e o nosso objetivo de ser uma força motriz para esta indústria a partir da nossa posição de líder global nos principais programas de defesa”.
O programa Halcón prevê equipar os 20 novos Eurofighters espanhóis com a próxima geração de radares de varrimento eletrónico. Este é um dos radares a bordo mais avançados que um avião de combate pode transportar. Foi concebido para assegurar que a aeronave possa intervir nos conflitos que posam surgir nas próximas décadas.
O sistema dará à aeronave uma capacidade multiusos necessárias para rastrear simultaneamente, vários alvos a curta distância, ao mesmo tempo que faz o scanning do espaço aéreo a centenas de quilómetros em busca de potenciais ameaças. O sensor proporciona à aeronave o domínio no combate ar-ar e ar-terra, exigido pela Força Aérea Espanhola.
Além disso, e como membro do consórcio EuroDASS, a Indra irá fornecer o subsistema de proteção DASS. Este elemento alerta o piloto em caso de deteção de ameaças contra a aeronave e ativa contramedidas de diferentes tipos para neutralizar o ataque, interferindo e induzindo em erro os sistemas eletrónicos do inimigo. Este é o sistema do qual depende a proteção da aeronave e do seu piloto, sem o qual seria impossível operar em segurança em cenários complexos.
Os contratos do programa Halcón incluem também o fornecimento e integração de mais de 15 equipamentos adicionais de aviónica para os subsistemas mais importantes da plataforma, tais como sistemas de comunicações e de sobrevivência do cockpit, monitorização de consumíveis e gestão da saúde da plataforma.
Este novo programa vem juntar-se ao contrato de mais de 100 milhões de euros que a Indra anunciou em julho passado para equipar 38 Eurofighter alemães com tecnologia de ponta.
A participação da Indra na evolução do Eurofighter vai além do seu papel como coordenador industrial espanhol do programa de desenvolvimento do futuro sistema de combate aéreo NGWS/FCAS, no qual é também líder internacional do pilar de sensores e líder nacional dos outros três pilares.