A Indra anunciou que vai equipar o Centro de Operações Aéreas Combinadas (CAOC) da NATO em Uedem, Alemanha, com um sistema de gestão de comunicações de voz digital (VCS) de última geração, que reforçará a capacidade da Aliança para coordenar missões de policiamento aéreo que protegem o céu da europa a norte dos Alpes.
A empresa assinou com o Gabinete Federal Alemão para o Equipamento, Tecnologias de Informação e Apoio em Serviço das Forças Armadas (BAAINBw) um contrato de fornecimento e apoio de garantia financiado ao abrigo do programa de investimento em segurança da NATO (NSIP).
A tecnologia da Indra, que garante a máxima resiliência e disponibilidade e permite a gestão da informação classificada, reforçará as capacidades de um centro de alto nível, que faz parte da estrutura de comando aéreo da NATO e do Sistema Integrado de Defesa Aérea e de Mísseis da NATO (NATINAMDS). As operações aéreas da NATO no centro e norte da Europa, incluindo missões nos Estados Bálticos, são geridas a partir destas instalações.
O Diretor da Indra para a Defesa Aeroespacial e Bases Aéreas, Francisco Jiménez, afirmou: “Temos orgulho em trabalhar com a Alemanha, em nome da Aliança Atlântica, e poder contribuir com a nossa tecnologia para proteger e reforçar a segurança no nosso continente. Os sistemas da Indra satisfazem os requisitos dos clientes mais exigentes e dão sempre resposta quando uma missão crítica tem de ser levada a cabo”.
Os sistemas de comunicação de voz da Indra (VCS) facilitarão a direção e controlo das operações aéreas no centro da NATO na Alemanha, bem como a coordenação com outros centros nacionais de comando e controlo aéreo nos países aliados. Têm uma arquitetura extremamente robusta, que garante o mais alto nível de fiabilidade, manutenção e disponibilidade no seu funcionamento contínuo.
Com base na Voz sobre IP (VoIP), a solução é concebida para recuperar de qualquer falha ou ataque a qualquer um dos seus nós, garantindo a operacionalidade do centro em qualquer altura. Também cumpre as normas EUROCAE e os requisitos de segurança da NATO para a gestão de ambientes seguros em que convergem informações classificadas e não classificadas (vermelho/preto) e são tratadas de forma diferenciada, o que coloca esta tecnologia no estado da arte.
O novo sistema de comunicações digitais é a evolução da solução da Indra que está atualmente em funcionamento em centros de comando e controlo aéreo em diferentes países, incluindo o Comando Aéreo de Combate da Força Aérea Espanhola. O facto de ter sido agora escolhido para ser implementado no centro de comando da NATO comprova a sua capacidade de facilitar operações aéreas de máxima complexidade, envolvendo unidades de vários países, potencialmente em diferentes domínios. O centro também coordena grandes exercícios de treino aéreo no centro e norte da Europa.
A Indra é uma das empresas líderes mundiais em tecnologia de engenharia de defesa e líder na digitalização do sector. Oferece soluções tecnológicas de ponta para Terra, Mar e Ar, Espaço e Ciberespaço, desde operações, com sistemas de defesa completos ou sistemas a bordo das plataformas mais avançadas, até à formação com sistemas de simulação de ponta. Especialista em tecnologias de radar, defesa eletrónica, comando e controlo e comunicações, incorpora inteligência artificial, grandes dados, realidade virtual e nuvens de combate na nova geração de sistemas críticos. É o coordenador industrial espanhol do FCAS, o maior e mais avançado programa de defesa lançado na Europa, e a empresa espanhola que coordena o maior número de projetos no sector da defesa na Europa. Está também envolvida num grande número de projetos europeus e internacionais, tais como o avião Eurofighter e o A400M. Exportou os seus radares para os cinco continentes e é o principal fornecedor da NATO.
Como líder mundial em tecnologia de engenharia para os sectores aeroespacial, da defesa e da mobilidade, a empresa é o parceiro tecnológico para a digitalização e operações-chave dos seus clientes em todo o mundo. A sua equipa de peritos e o seu profundo conhecimento destas empresas e das mais recentes tecnologias, bem como a sua liderança nos principais programas e projetos de inovação europeus que concebem a próxima geração de soluções tecnológicas, permitem-lhe apresentar uma oferta diferenciada e liderar projetos únicos e altamente inovadores que irão transformar o futuro destes sectores à escala global nos próximos anos.