Um incêndio que ocorreu durante a noite de 27 de dezembro nas instalações da Premium Aerotec em Augsburg, na Alemanha, poderá atrasar a produção dos modelos da Airbus.
A Premium Aerotec é uma fabricante de peças e estruturas compostas para o mercado aeroespacial, principalmente para a Airbus (Toulouse, França) produzindo fuselagem completa e secções de aeronaves para a área de defesa e comercial Airbus, incluindo o A400M, Eurofighter Typhoon e A350.
A empresa estima pelo menos € 10 milhões (US $ 11,4 milhões) em danos materiais, não havendo na altura do incêndio qualquer funcionário nas instalações.
A fonte do incêndio está actualmente sob investigação. De acordo com um relatório no Wichita Business Journal, um porta-voz da Airbus indicou que a Premium Aerotec pretende transferir o trabalho para outros locais para evitar interrupções no fornecimento de materiais.
Como consequência deste incêndio, a Airbus foi deixada numa posição difícil, pois afirmam que “virtualmente todos os modelos da Airbus” serão atrasados.
Com a Premium Aerotec sendo uma fornecedora de primeira linha para a Airbus, a empresa terá de aceitar os atrasos e alterar os planos de entrega de alguns modelos.
Em declarações aos jornalistas, os responsáveis da Airbus afirmaram que os atrasos podem durar vários meses até que peças da fábrica de Augsburg possam estar completas e instaladas em peças de aeronaves.

