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Imagem poderá provar uma das causas da queda do A320 da PIA

 

Neste momento, está a circular uma imagem nas Redes Sociais que pode comprovar as suspeitas iniciais do acidente da Pakistan International de que podia ter raspado com os dois motores na pista, antes de ter caído.

Apesar da fraca qualidade é possível ver o Airbus A320 AP-BLD da Pakistan International a realizar a aproximação com o trem de aterragem recolhido e arrastou ambos os motores na pista por vários metros, antes de “borregar”.

De acordo com o site The Aviation Herald, a AAIB do Paquistão deverá apresentar o seu relatório preliminar ao Primeiro Ministro e ao Parlamento do país., no dia 22 de junho de 2020. (e atualmente não há indicação ou anúncio de que o relatório preliminar será publicado).

No site pode-se ler que um jornal paquistanês afirma ter visto uma cópia do relatório preliminar, de que a tripulação não seguiu os procedimentos e parecia ter excesso de confiança.

Existe também a indicação que a aeronave não foi “entregue” à torre pelo controle de aproximação durante a primeira aproximação. A tripulação deveria ter parado a aeronave depois de aterrar com o trem de aterragem e não “borregado”.

Segundo as informações o controlador de tráfego aéreo poderá ser igualmente responsável pelo acidente.

De recordar que na manhã de 22 de maio, um Airbus A320 da Pakistan International Airlines (PIA), com 99 pessoas a bordo, 91 passageiros e oito membros tripulantes, caiu pelas 14h39 (hora local) (09h39 UTC), numa área residencial, perto da cabeceira de uma das duas pistas do Aeroporto Internacional de Karachi, no Paquistão.

O A320 com a  matrícula AP-BLD, tinha descolado do Aeroporto Internacional de Lahore, às 13h05 (hora local) para um voo doméstico de cerca de 90 minuto, com destino a Karachi.

Quando se preparava para nova tentativa, o piloto reportou que estava sem os dois motores.

Através da partilha de algumas fotos, foram levantadas algumas especulações que davam conta da possibilidade do A320 ter tentado aterrar de barriga devido ao estado dos dois motores.

O avião caiu sobre uma área de habitações e comércio, de grande densidade populacional.

De referir que a A PIA tinha retomado, de forma parcial, as suas operações comerciais no passado dia 16 de maio, com serviços limitados a algumas ligações entre aeroportos nacionais, depois de um período de paragem devido à pandemia de covid-19. Todos os aviões estavam parados desde 29 de março.