A Hi Fly, companhia portuguesa especialista em wet lease, revelou os seus planos para o futuro do Airbus A340 na sua frota.
De acordo com as informações partilhadas ao site simpleflying.com, a HiFly pretende fazer o phase-out do modelo em 2022. Paulo Mirpuri, CEO da Hi Fly, disse: “O A340 estará na frota da Hi Fly por mais dois anos … até 2022, depois sairão”
Muitos dos A340 da Hi Fly passaram pelas frotas da Singapore Airlines e Emirates antes de chegar a Portugal e todos eles conservam os seus interiores originais.
Nos A340 recebido das Emirates, por exemplo, podem-se ver os acabamentos sofisticados da companhia, assim como a cabine de primeira classe 2-2-2.
Como é que a Hi Fly vai substituir o A340?
Os modelos A340 estão a ser retirados das frotas de várias companhias. A TAP Air Portugal retirou recentemente da sua frota as suas 4 unidades. Também a Aerolineas Argentinas e SAS estão em vias de realizar os phase-out dos seus modelos.
Neste momento a Virgin Atlantic está a atrasar a saída dos seus modelos, mas até ao final do verão todos deverão já ter saído.
Em muitos dos casos, as companhias aéreas substituíram o A340 pelo seu sucessor natural, o A350.
O A350-900 transporta cerca de 20 passageiros a mais, com um alcance de cerca de mais 500 km, mas usa muito menos combustível para fazer a viagem. Um A350-900 seria um substituto perfeito para os A340 da Hi Fly, mas a companhia aérea ainda não possui nenhum pedido.
A Hifly tem uma encomenda para 10 A330neo, tendo já recebido três. Um a voar com as cores próprias da companhia e dois a voar com as cores da Air Senegal.
Na mesma entrevista foi questionado a Paulo Mirpuri se a Hi Fly estaria a considerar o A350 para suas as operações, tendo dito: “Com certeza o A350 está sob séria consideração.”
“É uma aeronave fantástica. Tem uma procura forte, mas precisamos equilibrar a simplicidade da frota com os aspectos positivos e negativos. Para uma empresa como a Hi Fly, tentamos cobrir as necessidades do mercado, mas não diversificar demais. ”
Em junho do ano passado, Paulo Mirpuri tinha indicado ao site CH-Aviation que a companhia pretendia chegar a uma frota de 100 aeronaves eventualmente. Ele disse, “Acho que podemos crescer muito mais. Acho que poderíamos crescer para mais de 100 aeronaves. Somente este ano, vamos receber mais cinco aeronaves. Nos próximos 10 anos, poderemos alcançar 100 aeronaves – provavelmente mais cedo. ”
Recentemente o CEO da Hifly indicou que o A380 tinha uma procura muito elevada, chegado a 30 pedido diários, mas devido à falta de aeroportos com as infraestruturas certas para o tipo de aeronave estava a impedir a companhia de adquirir mais, como incialmente tinham previsto. O A350 seria um investimento sensato para a Hi Fly.
Paulo Mirpuri esclareceu que está a ser considerado seriamente, mas resumiu as coisas dizendo: “Precisamos manter os custos unitários o mais baixo possível para os nossos clientes. Então, se me questionarem: ” eu gostaria de ter o 350 na minha frota, se sentir que há um mercado? Com certeza.