De acordo com o site da especialidade ch-aviation, a HiFly está a planear obter um terceiro COA – Certificado de Operador Aéreo, depois do seu original em Portugal e o segundo em Malta para a Hi Fly Malta, afirmou o presidente Paulo Mirpuri durante um painel no AIR Convenção em Vilnius.
“A HiFly acabará por solicitar um terceiro COA. Esse é o nosso plano estratégico. Será em outro país de língua inglesa, podendo ser na Irlanda ou no Reino Unido. Estamos a aguardar se o Reino Unido pós-Brexit será mais ou menos atraente do que actualmente”, indicou Mirpuri.
De acordo com o CEO da HiFly a criação de um COA britânico também pode ser útil para continuar a servir os clientes no país depois da sua saída União Europeia. A HiFly já utilizou a HiFly X Ireland durante o processo de aquisição de dois A330-200 para a Nepal Airlines, onde a companhia portuguesa actuou como intermediária.
Em declarações recentes à ch-aviation Paulo Mirpuri disse que a HiFly não tinha planos de converter o HiFly X Ireland numa unidade aérea de pleno direito.
A HiFly gere as suas duas unidades em Portugal e Malta como uma única transportadora. A criação de uma subsidiária em Malta foi motivada principalmente pela intenção de “derisk”.
“Três COAs na Europa fazem parte da nossa estratégia de derisking. Mas, eventualmente, teremos de estabelecer também COA em outras partes do mundo. Por exemplo, se queremos fornecer serviços ACMI a uma companhia americana, estaremos melhores posicionados com um COA dos EUA”, acrescentou Mirpuri.