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Grupo LATAM realizou o primeiro voo internacional com combustível sustentável para aviação (SAF)

 

O grupo LATAM anunciou que fez o seu primeiro voo internacional utilizando combustível sustentável para aviação (SAF). O voo foi feito pela LATAM Cargo Chile do Aeroporto de Saragoça, Espanha, para a América do Norte e responde ao compromisso do grupo de se tornar neutro em carbono até 2050.

O combustível sustentável para aviação  (SAF) é um tipo de combustível que provém de matérias-primas alternativas, tais como resíduos, gorduras e óleos, entre outras, que são co-processadas juntamente com o combustível convencional para produzir um combustível sintético com baixo teor de CO2. Neste caso, foram utilizados 30.000 litros de SAF co-processado feito a partir de óleo de cozinha usado, sendo a outra proporção do combustível o combustível tradicional para aviões a jato.

Para este voo em particular, o combustível SAF utilizado é certificado internacionalmente através dos procedimentos do ISCC EU (International Sustainability Carbon Certification) que asseguram a sua sustentabilidade. Foi também fornecido pela Air bp, um dos principais fornecedores mundiais de combustível para aviação, e representa a primeira produção de SAF EU ISCC em Espanha, na refinaria de Castellón. Com este marco, o grupo LATAM torna-se o primeiro grupo de companhias aéreas a ser fornecido com SAF da Air bp no Aeroporto de Saragoça, um resultado que foi possível graças ao trabalho colaborativo da LATAM e da Airbp, juntamente com parceiros como a AENA e a Exolum que também contribuíram para a realização deste voo.Atualmente é permitido até 5% de matéria-prima sustentável no âmbito do co-processamento deste PBS, que é creditado com uma poupança de cerca de 80% das emissões de carbono ao longo do seu ciclo de vida, em comparação com o combustível de reação convencional que substitui.

“Este voo representa um dos avanços mais concretos na agenda do grupo sobre a utilização de SAF. Na LATAM estamos empenhados em contribuir para a proteção e cuidado do ambiente e a utilização deste tipo de combustível é uma ferramenta chave neste esforço. Estamos muito satisfeitos com este feito porque a utilização de SAF requer a cooperação de múltiplos actores e o sucesso desta operação reflete que estas colaborações são possíveis. Este foi um primeiro passo e vamos continuar a procurar alternativas que nos permitam dar uma contribuição significativa para o ambiente e para as comunidades onde operamos”, disse Andrés Bianchi, CEO da LATAM Cargo.”Este último anúncio marca outro passo importante para a Air bp nos seus esforços para aumentar a disponibilidade de PBS. Representa um momento-chave na substituição de combustíveis fósseis por matérias-primas renováveis nas refinarias existentes, o co-processamento desempenha um papel único no aumento da produção de PBS de uma forma mais económica e eficiente”, comenta Andreea Moyes, Chefe Global de Sustentabilidade da Air bp.

Compromiso LATAM com a América do Sul

Em Maio de 2021, o grupo LATAM lançou a sua estratégia de sustentabilidade renovada na qual estabeleceu objetivos desafiantes: atingir a neutralidade de carbono até 2050; eliminar os plásticos de utilização única em todas as suas operações até 2023; e tornar-se um grupo de resíduos zero para aterros sanitários até 2027.

Para o conseguir, na gestão das alterações climáticas, a empresa definiu três frentes de trabalho, tais como a redução das emissões através da eficiência operacional e das melhores práticas, a migração para combustíveis mais sustentáveis à medida que estes se tornam disponíveis, e, como medida complementar, a compensação das emissões através da conservação de ecossistemas estratégicos de elevado valor ambiental.Tendo isto em mente, o principal desafio para a descarbonização da indústria continua a ser a utilização de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF), uma vez que atualmente as quantidades de SAF disponíveis a nível mundial são limitadas, principalmente devido à falta de condições necessárias para a sua investigação, desenvolvimento e produção.

O acesso a SAF na América Latina continua a ser um dos principais desafios enfrentados pelos vários atores que procuram melhorar a utilização do combustível produzido nesta região. A América do Sul tem um grande potencial para produzir UFTS em termos de recursos naturais e conhecimentos especializados e, assim, dar uma contribuição muito significativa para a ação climática: “É urgente avançar com uma agenda que envolva diferentes atores para promover a produção de UFTS na região. Como grupo de companhias aéreas, o nosso papel é dar um sinal claro do nosso compromisso com esta questão, proporcionando certeza do lado da procura aos governos e produtores. É por isso que anunciámos e estamos a trabalhar para incorporar 5% de combustível sustentável até 2030, favorecendo os produtores sul-americanos”, acrescenta Roberto Alvo, CEO da LATAM Airlines Group.