O Grupo Emirates anunciou hoje que teve o melhor desempenho financeiro de todos os tempos, com lucro recorde de 5,1 mil milhões de dólares, um aumento de 71% em relação ao ano passado.
No que se refere propriamente à companhia aérea Emirates o lucro é de 4,7 mil milhões de dólares (4,36 mil milhões de euros).
A companhia anunciou receitas 33 mil milhões de dólares (30,6 mil milhões de euros), em comparação com 29,3 mil milhões de dólares (27,1 mil milhões de euros) no ano anterior. O lucro do ano anterior tinha atingido os 2,9 mil milhões de dólares (2,69 mil milhões de euros).
A Emirates transportou 51,9 milhões de passageiros no exercício financeiro de 2023, em comparação com 43,6 milhões no ano anterior.
Sua Alteza Xeque Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e CEO da companhia aérea e do Grupo Emirates, disse: “O Grupo Emirates mais uma vez elevou a fasquia para apresentar um novo desempenho recorde. Ao longo do ano, observámos uma alta procura pelo transporte aéreo e serviços relacionados a viagens em todo o mundo e, como fomos capazes de agir rapidamente para entregar o que os clientes queriam, alcançamos resultados tremendos. Estamos colhendo os benefícios de anos de investimentos ininterruptos nos nossos produtos e serviços, na construção de parcerias sólidas e nas capacidades dos nossos talentos.
“Um enorme crédito também é devido aos líderes visionários dos EAU, especialmente ao Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro Ministro dos EAU e Governador do Dubai. É graças à sua liderança e às políticas progressistas do país que o Grupo Emirates consegue florescer. Tanto a Emirates como a dnata criaram modelos de negócios de sucesso aproveitando as vantagens únicas do Dubai, gerando, por sua vez, um enorme valor para o Dubai e para as comunidades que servem em todo o mundo”.
Sua Alteza Sheikh Ahmed acrescentou: “A excelente situação financeira do Grupo hoje coloca-nos numa posição forte para crescimento e sucesso futuros. Isto permite-nos investir para oferecer produtos e serviços ainda melhores e mais valor para os nossos clientes e partes interessadas.”
Em relação aos número de funcionários houve um crescimento de 10% para 112.406, sendo o maior tamanho de sempre. O grupo refere que este número irá aumentar à medida que a Emirates e a dnata continuaram a actividade de recrutamento em todo o mundo para apoiar as suas operações em expansão e reforçar as suas capacidades futuras.