
A Airbus e a LATAM Airlines anunciaram que a companhia esta a actualizar a sua frota da Família A320 com a função “Otimização de Perfil de Descida” (DPO) da Airbus – um aprimoramento de economia de combustível para o banco de dados de desempenho do Sistema de Gestão de Voo (FMS) a bordo da aeronave.
Esta atualização será realizada em mais de 200 membros da frota da família A320, tornando-se a maior frota de Airbus equipada com esta poderosa solução de economia de combustível. Todos os kits de equipamentos necessários para a instalação do software de desempenho DPO na frota da Família A320 da LATAM começarão a ser entregues a partir do final de 2021 até o início de 2022.
A função DPO da Airbus permite que a aeronave desça da altitude de cruzeiro utilizando apenas o impulso do motor em marcha lenta, o que reduz o consumo de combustível. Além disso, mantém a aeronave mais tempo em nível de cruzeiro, pois não inicia a sua descida tão cedo. Em consequência, minimiza a duração do voo num estágio ineficiente da descida, quando os motores da aeronave precisam gerar impulso para manter o seu nivelamento em ar denso antes da aproximação final para a aterragem:
Ao otimizar as trajetórias de descida da sua aeronave e reduzir o fluxo de combustível para os motores – surgindo da configuração de empuxo mais baixo ‘ocioso’ durante a fase de descida – graças à função DPO, a LATAM Airlines vai gerar mais de 100 toneladas de economia de combustível por ano por aeronave na sua rede, incluindo aeroportos restritos como Lima, Santiago e São Paulo.
Isso reduzirá as emissões de CO2 em mais de 300 toneladas por ano por aeronave, representando uma contribuição significativa para operações de voo mais sustentáveis com 60.000 toneladas de CO2 por ano para toda a frota da Família A320 da LATAM Airlines.
DPO é uma das várias soluções de otimização de operações de voo oferecidas pela Airbus e a sua subsidiária de serviços de operações de voo Navblue. Junto com a gestão de tráfego aéreo aprimorado, essas soluções de economia de combustível permitem que as operadoras comecem a descarbonizar a aviação agora.

