Últimas Notícias:

Frontier e Spirit vão dar lugar à 5ª maior companhia aérea dos EUA

 

As companhias aéreas low cost norte-americanas Frontier Airlines e Spirit Airlines anunciaram hoje um acordo de fusão para criar a quinta maior companhia norte-americana com base em capacidade de lugares e a sétima de acordo com as receitas anuais.

Para já a nova companhia aérea, ainda não tem nome, e vai operar mais de 1000 voos diários para mais de 145 destinos nos Estados Unidos, na América Latina e nas Caraíbas, com recurso a quase 300 aeronaves.

Esta fusão, avaliada em cerca de 2,5 mil milhões de euros, valor que sobe para 5,76 mil milhões se for incluída a dívida líquida e as despesas de aluguer operacionais.

Bill Franke, fundador e sócio-gerente da Indigo, grupo que detém a maioria das acções da Frontier, e já deteve a maioria da Spirit, vai ser o presidente da nova companhia, depois de já ter acumulado experiência como CEO da America West Airlines.

De acordo com as informações, os investidores da Spirit vão receber 1,9126 ações da Frontier mais US$ 2,13 em dinheiro para cada ação da Spirit que possuem. As empresas dizem que o acordo implica um valor de US$ 25,83 por ação da Spirit, o que representaria um prémio de 19% sobre o valor das ações da Spirit no final da semana passada.

Num comunicado a anunciar o acordo, Franke disse que a companhia combinada “criará a companhia aérea de tarifa ultrabaixa mais competitiva da América para o benefício dos consumidores”.

Juntas, a Frontier e a Spirit esperam mudar o sector em benefício dos consumidores, proporcionando mais tarifas ultra-baixas a mais viajantes em mais destinos nos Estados Unidos, América Latina e Caraíbas, incluindo as principais cidades, bem como comunidades que ainda estão mal servidas em termos de transporte aéreo. O perfil financeiro mais forte da empresa combinada permitir-lhe-á acelerar o investimento em inovação e crescimento e competir ainda mais agressivamente, especialmente contra as quatro companhias aéreas que dominam o mercado norte-americano: American, Delta, United e Southwest.

Desde essa aquisição, a Frontier, com sede em Denver, expandiu constantemente a sua rede de rotas com novos destinos e voos adicionais, geralmente visando cidades onde companhias aéreas maiores, como a Southwest, têm forte presença. Em quase todos os casos, a Frontier entra com tarifas baixas para ganhar espaço entre os viajantes que procuram passagens mais baratas.

A Spirit, com sede em Miramar, Flórida, também se tem expandindo agressivamente na última década e pretende continuar essa estratégia uma vez combinada com a Frontier. “Esta transação está centrada na criação de um concorrente agressivo de tarifa ultrabaixa para servir os nossos clientes ainda melhor”, disse o CEO da Spirit, Ted Christie, em comunicado sobre o acordo.

A fusão deverá ser encerrada no segundo semestre de 2022, sujeita à satisfação das condições habituais de encerramento, incluindo a conclusão do processo de revisão regulamentar e a aprovação pelos acionistas da Spirit.

A Indigo, no de correr do Dubai Airshow em novembro, fez uma encomenda de 255 A321neo à Airbus, 91 dos quais devem integrar a Frontier.