O primeiro-ministro francês, Jean Castex, suspendeu hoje os voos entre França e o Brasil até nova ordem devido a uma crescente preocupação com a a variante do SARS-CoV-2 detetada no país sul-americano.
“Sabemos que a situação se está a agravar e decidimos, portanto, suspender até nova ordem os voos entre o Brasil e a França”, anunciou o primeiro-ministro que falava na Assembleia Nacional.
Esta decisão do Governo gaulês surge depois de vários especialistas criticarem a falta de controlo sanitário das pessoas que chegam a França nos voos oriundos do Brasil.
Cerca de 10 voos semanais ligavam até agora os dois países, operados pela Air France.
Até agora, para chegar a França, os viajantes vindos do Brasil, exceto nacionais franceses, precisavam de apresentar uma razão essencial para viajar, assim como um teste PCR negativo e uma declaração de honra atestando que cumpririam 10 dias de quarentena, mas sem qualquer verificação por parte das autoridades.
Desde o início de abril, os passageiros eram ainda submetidos a um teste rápido no aeroporto Charles de Gaulle.
No entanto, estas medidas não são suficientes, segundo vários especialistas que se mostram preocupados com a progressão da pandemia no Brasil e a possível disseminação em França da variante inicialmente detetada no Brasil.