Em setembro, tínhamos noticiado um incidente ocorrido durante os testes em solo de pressurização do B777X.
Hoje começou a circular nas redes sociais a fotografia que mostra os danos sofridos na fuselagem durante os testes.
A Boeing manteve os detalhes em segredo, mas as fotografias obtidas pelo Seattle Times mostram que a extensão dos danos foram maiores do que os divulgados anteriormente e que os relatórios anteriores estavam errados sobre detalhes importantes.
De acordo com as informações a fuselagem foi pressurizada até os extremos durante o teste.
O teste de stress de fuselagem é feito para comprovar que a aeronave aguenta o nível de diferença de pressão entre o lado interno pressurizado para os passageiros e o lado externo com pressão muito menor, já que a pressão atmosférica reduz-se à medida que a aeronave sobe.
Este nível é calculado pelos engenheiros durante a elaboração do projeto da aeronave, que sempre deve aguentar um diferencial de pressão bem acima do que o avião irá enfrentar na vida real, gerando uma margem de segurança.
Segundo as informações, na altura, estavam a participar nos testes os inspetores da FAA quando uma das portas supostamente abriu-se e voou para longe.
Este deveria ser o teste estrutural final do novo avião antes do primeiro voo.
A Boeing confirmou que tinha ocorrido um incidente durante os testes mas não especificou o que se passou, adiantando apenas que não houve registo de qualquer ferido.