A Força Aérea Portuguesa anunciou que vai transformar o Aeródromo de Manobra N.º 1, em Ovar, para Base Aérea N.º 8, numa cerimónia que decorrer esta sexta-feira, 24 de novembro.
Segundo a FAP, esta transformação decorre da receção dos novos e primeiros meios aéreos da Força Aérea para a missão dedicada ao combate aos incêndios rurais, mais concretamente dois helicópteros UB-60 Black Hawk que ficarão sediados naquela Unidade.
Os UH-60 Black Hawk destinam-se ao combate aéreo e à projeção de forças no terreno. Estes dois helicópteros são os primeiros de um total de seis, prevendo-se que a frota fique completa até 2026. Tratando-se de uma missão que exige uma experiência extrema, até 2026 as tripulações da Força Aérea responsáveis por operar o UH-60 Black Hawk passarão por uma fase muito rigorosa de treino por forma a que seja edificada a capacidade com todas as condições de segurança.
Recorde-se que em 2018, o Governo Português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios.
O UH-60 Black Hawk é um helicóptero utilitário bimotor de médio porte. A sua tripulação básica é composta por dois pilotos, transporta até 12 passageiros na cabine e tem capacidade de largada de 2950L de água. Com autonomia de voo de 2h30, tem um alcance de 555 km e atinge uma velocidade máxima de 314 km/h.