Pelas 16h30 de hoje, 19 de outubro, a Força Aérea Portuguesa recebeu oficialmente o seu primeiro KC-390 Millennium.
O voo de entrega do KC-390 26091 partiu das instalações da Embraer em Gavião Peixoto, na passada terça-feira, tendo realizado uma escala técnica em Recife e na Ilha do Sal.
A aeronave multimissão com a matrícula 26091 é o primeiro a ser exportado pela fabricante brasileira e é parte de uma encomenda de cinco aeronaves que substituirão os Hercules C130 portugueses.
De recordar que o primeiro KC-390 da FAP já esteve em Portugal em outras ocasiões. Ainda com a matrícula provisória PT-ZDK, o KC-390 visitou algumas bases aéreas para apresentações e também receber os equipamentos padrão NATO.
A aeronave já aterrou na Base Aérea nº 11, em Beja, e será operada pela nova esquadra de voo: a Esquadra 506, batizada com o cognome “os Rinocerontes”.
Foi nomeado comandante da Esquadra 506 – “Rinocerontes” o Major Piloto-Aviador Miguel Pousa e durante a cerimónia da sua investidura, destacou os desafios que se aguardam aos “Rinocerontes”, “pela responsabilidade que acarreta sermos o primeiro país europeu e o segundo país no mundo a operar o KC-390. Sobre o olhar atento de todos, teremos o desafio não só de cumprir com as missões que se nos vão ser atribuídas, como também aprimorar e aprofundar o emprego operacional da aeronave, por forma a elevarmos o KC-390 e a Esquadra 506 a referências no âmbito do Transporte Aéreo”, concluiu.
Sob o lema “só pode o que impossível parecia”, a Esquadra 506 tem como missão executar operações aéreas no âmbito do transporte aéreo geral, combate a incêndios e reabastecimento aéreo.